Cultura & Lazer Titulo
Projeto busca artistas iniciantes
Ricardo Ditchun
Da Redaçao 
31/01/1999 | 16:47
Compartilhar notícia


Começa na próxima quinta-feira (dia 4), o período de inscriçoes para artistas iniciantes interessados em participar do projeto Rumos Visuais, do Itaú Cultural. O objetivo da iniciativa é investigar, difundir e fomentar a produçao visual contemporânea brasileira em áreas de expressao como fotografia, pintura, escultura, desenho, instalaçao e objeto. De acordo com o regulamento do Rumos Visuais, só poderao se inscrever, até 26 de março, artistas que tenham realizado, no máximo, cinco exposiçoes em museus ou instituiçoes de âmbito estadual ou nacional e uma individual em galeria comercial. 

 Os selecionados, que serao escolhidos ao longo dos meses de abril, maio e junho, terao suas obras reunidas em exposiçoes regionais itinerantes, além de uma mostra final em Sao Paulo. A intençao, segundo a equipe de curadores, é permitir o intercâmbio entre as diversas realidades artísticas do país. Também existe a possibilidade de alguns artistas serem contemplados com bolsas de pesquisa ou ateliê-residência, dentro ou fora do Brasil. Neste caso, o Rumos Visuais demonstra sua preocupaçao em acompanhar e propiciar a formaçao de artistas promissores.  

Além dos curadores que coordenam o projeto, também participará do processo de seleçao uma equipe de curadores adjuntos, responsáveis pelo recebimento e avaliaçao dos portafólios enviados especificamente das nove regioes em que o Brasil foi dividido para esta ediçao do Rumos Visuais: Ceará (Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhao); Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina); Paraná (Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso); Sao Paulo (Sao Paulo, Goiás e Brasília); Pará (Pará, Tocantins e Amapá); Minas Gerais (Minas Gerais e Bahia); Pernambuco (Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe); Amazonas (Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia); e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Espírito Santo).  

As inscriçoes sao gratuitas e o portafólio de cada artista deverá conter de cinco a dez fotos coloridas de obras produzidas a partir de 1997 e currículo que informe, também, local e data de nascimento, formaçao e exposiçoes já realizadas. As fotos, em tamanho 12 cm x 18 cm, deverao estar fixadas em papel sulfite ou ofício, especificando nome do autor, título, técnica, dimensao, ano em que a obra foi realizada e valor. O material poderá ser entregue pessoalmente na rede Itaú Cultural do país ou nas instituiçoes conveniadas de cada regiao. Outra opçao é enviar os portafólios pelo correio.  

O projeto Rumos Visuais representa um salto qualitativo em relaçao ao trabalho que a Itaú Galerias iniciou nos anos 70 e que resultou na descoberta e difusao de talentos de vários Estados brasileiros. Entre outros artistas que participaram do projeto estao Rochelle Costi e Nazareth Pacheco, fotógrafas que têm seus trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior e que expuseram na última ediçao da Bienal de Sao Paulo. n Rumos Visuais - Abertura do período de inscriçoes para artistas iniciantes na quinta-feira (dia 4). Em Sao Paulo, a unidade do Itaú Cultural fica na av. Paulista, 149. Tel.: 238-1700. Mais informaçoes podem ser obtidas no site da instituiçao na Internet (www.itaucultural.org.br). Até 26 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;