Nacional Titulo
Pesquisa mostra que existe uma arma para cada dez pessoas
Da Agência Brasil
23/06/2006 | 11:14
Compartilhar notícia


Existem no mundo 640 milhões de armas de pequeno porte. Uma para cada 10 pessoas. A cada ano, são produzidos 8 milhões de armas desse tipo, por mais de 1 mil empresas, em pelo menos 98 países. Com isso, anualmente, cerca de 500 mil pessoas são mortas vítimas de armas de fogo.

Os dados fazem parte de uma pesquisa elaborada pela Campanha Control Arms e coordenada pelas organizações não-governamentais Oxfam, Anistia Internacional, IANSA (rede de ONGs pró-controle de armas) e Instituto Sou da Paz. O estudo tomou como base índices de países como os do Brasil, Guatemala, Canadá, África do Sul, Grã Bretanha e Índia.

O porta-voz do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), João Paulo Charleux, considera os números preocupantes. "Nossa entidade reconhece que essas armas têm uso ilegítimo e ilegal. É preciso combatê-las", disse.

Coibir o uso indiscriminado e ilegal de armas de fogo será justamente uma das principais questões tratadas na 4ª Conferência sobre Tráfico Ilícito de Armas Pequenas, que ocorre na sede das Nações Unidas, em Nova York, a partir da próxima segunda-feira.

Uma pesquisa de opinião realizada no mês de maio em seis países revela, ainda, segundo o Instituto Sou da Paz, que a maioria dos brasileiros quer mais controle sobre a importação e a exportação de armas de fogo pelo país. Segundo o instituto, 93% desejam medidas mais rígidas para controlar o destino das armas exportadas.

Com relação ao destino das armas exportadas, segundo o Instituto Sou da Paz, em média, 87% dos entrevistados desejam controles internacionais mais rígidos. No Brasil, 96% dos pesquisados afirmou ser a favor de medidas mais duras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;