Cultura & Lazer Titulo Cinema
Verdades em jogo

Revelações tentam salvar o suspense 'Reféns'; o filme peca
por não conseguir criar atmosfera de desconfiança constante

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
11/11/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


A tensão é um dos principais (e mais divertidos) elementos utilizados pelo cinema para entreter os espectadores. O clima de apreensão quanto ao que virá a seguir é o ponto de sucesso de um filme de suspense. Apesar de trazer história diferenciada para atrações do gênero de sequestro, 'Reféns' peca por não criar essa atmosfera de desconfiança constante que deixa o público grudado na cadeira.

Assim como tantos outros títulos, o roteiro apresenta uma família rica que utiliza o dinheiro para camuflar seus diversos problemas pessoais, como a falta de envolvimento entre os pais, o início da vida adolescente da filha e o mergulho excessivo do patriarca em seu trabalho. Uma noite típica de Kyle (Nicolas Cage), Sarah (Nicole Kidman) e da jovem Avery (Liana Liberato) se transforma quando um grupo de ladrões invade sua casa e parte em busca do dinheiro que está escondido em algum lugar da residência.

As poucas horas que colocam os Miller sob o poder dos sequestradores inicia denso momento no qual segredos pessoais e profissionais serão revelados ao mesmo tempo em que Kyle mostra ser covarde ou corajoso o bastante para tentar entrar no jogo promovido pelos invasores. Algumas pequenas reviravoltas desenvolvidas pelo roteirista Karl Gajdusek em sua estreia nos cinemas deixam claro que o escritor ainda precisa desenvolver muito o seu estilo.

Quem comanda o longa-metragem é o veterano diretor Joel Schumacher, que demonstra apreço por suspenses em sua carreira (casos de filmes como '8mm - Oito Milímetros', 'Por Um Fio' e 'Número 23') e parece nunca acertar o alvo. Talvez não seja totalmente sua culpa o mau resultado de Reféns. A fraca atuação de Nicolas Cage como chefe da família acaba por se refletir no restante do elenco, uma vez que o papel é central no desenvolvimento do projeto.

O que não se pode tirar é o mérito da escolha da trama em colocar em pauta questões da falsa aparência. Seja por meio de casas luxuosas ou teatros em família, algumas mentiras e impressões sempre acabam caindo por terra - nem que para que isso seja necessária uma situação extrema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;