Memória Titulo
A música brasileira preservada no Grande ABC

O Grande ABC possui seus pesquisadores musicais, gente preocupada com a preservação da música popular e erudita, brasileira ou internacional.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC possui seus pesquisadores musicais, gente preocupada com a preservação da música popular e erudita, brasileira ou internacional. Citamos Walter Gallo, de Ribeirão Pires, que montou um museu musical em sua casa. E hoje destacamos o trabalho de dois andreenses, ambos do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória) - José Duda Costa e Fernando Henrique dos Santos.

São dois estilos, mas a mesma rota: não deixar a música de raízes se perder. Entre os alvos, músicos do Grande ABC, como Oswaldo Varoli (1922-2006) e Nilsen Ribeiro, que com o marido gravou pela primeira vez Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora, que rendeu ao Duo Guarujá o Troféu Roquete Pinto.

De Oswaldo Varoli foram reunidos, em dois CDs não comerciais, 40 das suas composições. Num primeiro CD, o próprio Varoli interpreta 27 músicas; no outro, amigos de Varoli interpretam outras 13. Neste segundo caso estão os intérpretes Claudia Regina, Armando de Castro, Nilsen Ribeiro, Duo Guarujá e novamente o próprio Varoli.

Uma pena que esses CDs não estejam à venda. Mas o que vale é que entre as poucas unidades produzidas guardam-se melodia, letra e interpretação de artistas locais, na sua maioria de Santo André.

Como a música é universal, Fernando Henrique dos Santos reuniu em um estojo com dois CDs 70 músicas gravadas ao vivo por Silvio Caldas. Um documento fantástico.

A exemplo de Duda com a música de Varoli, Fernando Henrique faz questão de enumerar os autores das 70 músicas reunidas de Silvio Caldas, o que nos faz percorrer a obra de João de Barro, Benedito Lacerda, Ary Barroso, Dorival Caymmi, J. B. da Silva, Capiba, Hervê Cordovil (numa dobradinha com Vicente Leporace), Almirante, Noel Rosa e tanta gente boa mais.

Generosamente os CDs chegaram à coluna. E neste Carnaval, quando as emissoras de rádio simplesmente mantiveram a sua programação - ou limitaram-se a cobrir o Carnaval de rua - foi uma dádiva poder ouvir as canções reunidas por Fernando Henrique e Duda. Era como se voltássemos anos atrás, quando nesta época todas as rádios tocavam marchinhas até a chegada da Quarta-feira de Cinzas e da Quaresma, quando a programação voltava ao normal - ou quase a ele, já que a seleção musical passava a ser mais serena.

Duda e Fernando Henrique, obrigado pelo presente. Precisamos agora pensar em uma forma de difundir essas preciosidades. É um material muito rico para ficar restrito entre pesquisadores importantes como vocês.

UMA EXCEÇÃO

Nas manhãs de segunda e terça-feira de Carnaval, pela Rádio ABC, Marcelo Duarte manteve a tradição e divulgou, em seis horas de programação, marchinhas do Carnaval brasileiro.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 25 de fevereiro de 1979

Literatura - Em entrevista a Ricardo Delgado, Antonio Possidonio Sampaio fala sobre o seu mais novo livro, A capital do automóvel (na voz dos operários).

O que Possidonio falou:

1 - Gostaria mesmo de fazer uma peça de teatro sobre o tema, mas o risco de ser proibida é muito grande.

2 - Entre o empresário menos consciente passou a imperar a ideia de ‘morre um baiano, bota outro no lugar'.

3 - O trabalhador não pode prescindir da colaboração do estudioso. É preciso que se firme mais esse compromisso.

4 - Ser escritor num país subdesenvolvido é ter um compromisso com a comunidade. Precisa-se criar gente responsável.

5 - Não tenho interesse em me preocupar com o beletrismo... minha academia é o sindicato... aliás, recusei convite da academia.

6 - Parece que o colonizado tem vergonha do seu passado. Ruy Barbosa tinha vergonha do escravagismo no Brasil.

CRÔNICA 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): Machiavelli está contando agora seus dividendos.

CRÔNICA 2 -Júlio Pinheiro (Hermano Pini Filho): Homenagens podem ter consequências nada agradáveis.

 EM 26 DE FEVEREIRO DE...

1939 - Fundado, na Vila Camponesa, em São Bernardo, o Esporte Clube São José, antecessor do Piraporinha Futebol Clube.

1969 - Baixado novo ato institucional, o de nº 7, que fixava em dois terços dos salários dos deputados federais os vencimentos para os estaduais. Entre os vereadores, somente seriam remunerados os das capitais e dos municípios com mais de 300 mil habitantes. Os de São Bernardo e São Caetano ficavam de fora.

SANTOS DO DIA

Alexandre, Deodoro, Porfírio de Gaza, Nestor e Matilde.

Porfírio nasceu na Grécia, em 353, e faleceu na Palestina, em 420. Foi bispo em Gaza.

ALMANAQUE

Acylino Bellisomi

Nascimento: São Paulo (SP), 26 de fevereiro de 1930.

Vereador: 1964; 1969 a 1973.

Partidos: PTB, MDB e Arena.

Professor secundário e diretor de Curso Preparatório para Faculdades. Ex-secretário municipal de Cultura e Esporte em Santo André.

* FONTE: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;