Cultura & Lazer Titulo
Mostra homenageia artista
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
24/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Em homenagem póstuma ao artista plástico João Suzuki (1935-2010), morto de infarto em outubro, a Livraria Alpharrabio será sede da mostra Ano/ta/ção Pa/ra Ser Lem/brado, que terá abertura no sábado, às 10h30, em Santo André.
Retirado de uma de suas produções, o título da exposição dialoga com a proposta: lembrar a trajetória de Suzuki que discretamente morou em Santo André por seis décadas e manteve relação de amizade e parceria com a Alpharrabio.
Em 1995, expôs obras na 29ª Parede D'Arte, organizada pela livraria. Outro marco é 2007, quando o livro João Suzuki - Travessia do Sonho, autoria de José Armando Pereira da Silva, foi publicado.
Silva, curador da exposição, participará de uma ‘conversa de livraria' com convidados na abertura da mostra que reunirá desenhos e pinturas pertencentes à coleção da família, sedida pelo filho Márcio.
Segundo o curador, os primeiros trabalhos de Suzuki têm postura expressionista. São retratos de retirantes, catadores de papel e outras figuras que vivem na miséria.
Na década de 1960, os desenhos evidenciam "o desafio para alcançar o virtuosismo dramático e penetrante nesse campo limitado e monocromático", aponta Silva em material de divulgação.
De tipos deprimidos, desprende humanismo que viria a ser confrontado por acontecimentos políticos que o afetaram diretamente. Vítima da ditadura, o artista foi preso no Dops (Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo), em setembro de 1969.
Para Silva, os sonhos de Suzuki nunca desapareceram. "Com o tempo ganharam acenos menos hostis, mais líricos, espiritualizados, porém sempre com sinais de mistérios não desvendados".
EMJá a preferência por suportes ovais agrega ao trabalho a simbologia da renovação. "A recorrência de figuras hieráticas, em atitude quase religiosa, induz a planos supra-realistas", conclui o curador.

Ano/ta/ção Pa/ra Ser Lem/brado - Exposição (João Suzuki). Na Alpharrabio Livraria - Rua Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438-4358. Abre no sábado, às 10h30. De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h; aos sábados, das 9h30 às 13h. Entrada franca. Até 26/3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;