Cena Política Titulo
Classe política tenta convencer Silvia Grecco
Por Raphael Rocha
10/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


Silvia Prin Grecco é de família tradicional em Mauá. Seu pai, Edgard, e seu irmão, José Carlos, já foram prefeitos da cidade. Outro irmão, Edgard Grecco Filho, foi vereador por diversos mandatos. Por isso, Silvia sempre esteve envolvida junto à classe política do município, mas no ramo onde gosta: a assistência social. No ano passado, a relação dela com seu filho Nikollas – que é cego e autista – percorreu o mundo: ela narra os jogos do Palmeiras. Silvia e Nikollas receberam prêmio mundial da Fifa. Todo reconhecimento fez a classe política de Mauá especular o nome dela na corrida eleitoral deste ano. Diversos dirigentes de legenda falam em Silvia como candidata – a prefeita, a vice, a vereadora –, mas têm ouvido negativas recorrentes dela. Silvia quer focar no trabalho social, ficando à margem de disputas eleitorais. Ela já integrou o MDB e o PDT, mas, atualmente, não está filiada a legenda.

BASTIDORES

Filiação
Um dos nomes da linha de frente da primeira campanha ao Paço do então vereador Lauro Michels (PV), em 2012, Gesiel Duarte se desligou da Prefeitura de Diadema. Ele chegou a ser secretário de Gestão de Pessoas, mas, assim como outros ex-assessores de Lauro, foi escanteado pelo chefe do Executivo. Gesiel, aliás, vai se filiar hoje ao Republicanos, em ato agendado para o Terraço Brasil Eventos, na Rua Orense, no Centro, a partir das 18h. A ideia dos dirigentes da legenda é apostar no ex-secretário como candidato a prefeito.

Nomeação
Ex-secretário nos governos de Mauricio Soares e de William Dib em São Bernardo, Osmar Mendonça foi contratado para o gabinete do vereador doutor Manuel Martins (Cidadania). A portaria de admissão está programada para ser publicada hoje no Diário Oficial. A nomeação, porém, já causou problemas. Isso porque Mendonça teria sido contratado sem prévia consulta a Dib ou ao deputado federal Alex Manente (Cidadania), de quem também é próximo.

Candidatura
Em São Caetano, onde o PT já discutia não ter candidato a prefeito, a sigla agora admite que pode contar com um representante nas urnas. O problema é achar quem queira encarar o desafio em uma cidade onde o PT é fortemente rejeitado e onde a direção local passa por profunda crise. Teve gente que aventou a possibilidade de Márcio Della Bella ir para as ruas novamente. Outros sustentam que João Moraes, quadro histórico da sigla, deve ser prefeiturável.

Delação
Vereador afastado e ex-secretário de Meio Ambiente de São Bernardo, Mario de Abreu negocia com o Ministério Público estadual delação premiada no âmbito dos processos aos quais responde. Ele é acusado de vender licenças ambientais e cargos dentro da pasta.

Reação – 1
A nota publicada por esta coluna ontem, de que o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), já definiu a chapa com a ex-deputada Regina Gonçalves (PV) como prefeiturável governista provocou reações. Alguns aliados próximos do prefeito decidiram intensificar as discussões para convencer o deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos) a assumir o comando da candidatura governista neste ano.

Reação – 2
Também gerou comentários uma publicação feita pelo deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos), de Diadema, a respeito do Dia do Fico, que foi celebrado ontem. Ele reproduziu frases de dom Pedro I que animaram quem acredita ser possível vê-lo como candidato a prefeito de Diadema na eleição deste ano. “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;