Setecidades Titulo No Grande ABC
UBSs não recebem vacina pentavalente desde junho

Lote apresentou problemas com fornecedor; remessa está prevista para próxima semana

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
10/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Pelo menos 109 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região – em Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra – estão com falta da vacina pentavalente desde junho do ano passado. O medicamento deve ser tomado por bebês aos 2 meses, com reforço aos 4 e 6 meses, e faz parte do calendário básico de imunização, por prevenir contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B.

O reflexo na região e em todo Estado de São Paulo ocorreu porque, em julho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou a importação da vacina de fornecedor indiano por não passar no controle de qualidade. Com isso, o Estado – que realiza a distribuição do medicamento aos municípios – não recebeu a imunização na quantidade necessária. 

Uma das moradoras da região que estão em busca da vacina é Thabata Santana, 31 anos, mãe de Alícia Santana, 9 meses. Ela já procurou o medicamento nas UBSs São Jorge, Centreville e Centro, em Santo André. “Procurei na época em que ela (Alicia) completou 6 meses (em outubro), mas até agora não encontrei”, destaca. 

Thabata foi informada nas UBSs de que não havia previsão para chegada do medicamento. “Fui pesquisar a dose em clínicas particulares e encontrei no valor de R$ 390”, lamenta. 

A situação da dona de casa Amanda Mauro, 32, é parecida. No fim do ano passado, buscou a terceira dose da proteção para a filha Helena Mauro, 7 meses, nas UBSs Planalto e Vila Rosa, na cidade de São Bernardo. Na época, informaram que em janeiro a situação seria regularizada. “Vou esperar até fevereiro. Se não encontrar, vou em clínicas particulares e pagar para aplicarem”, conta. Amanda encontrou a vacina por R$ 250. 

O Ministério da Saúde informou que distribuiu, ontem, 1,7 milhão de doses de vacina para os Estados. Já a Secretaria de Saúde comenta que “apenas redistribui para os municípios, à medida em que os lotes chegam a São Paulo”. Com a última remessa recebida, a expectativa é a de que 20 mil doses serão destinadas ao Grande ABC até a próxima semana. 

As prefeituras de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá destacaram que a vacina encontra-se em desabastecimento ou apresenta insuficiência para as demandas nas unidades. 

São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, não responderam a demanda até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;