Setecidades Titulo
Estação mostra caminho da água até as torneiras
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
17/11/2005 | 08:11
Compartilhar notícia


Já está aberto à visitação pública o Espaço das Águas, na Estação de Tratamento de Água do Guarará, mantido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O local, que fica na Vila Vitória e foi inaugurado quarta-feira, simula o fundo de uma represa e mostra o caminho percorrido pela água desde o manancial até as residências.

Segundo Reinaldo Esteves de Mendonça, gerente de Produção e Controle Sanitário do órgão, o objetivo é tornar a visita à Estação ainda mais didática. “Agora, dá pra ter a sensação de que se está caminhando no fundo da represa”, explica Mendonça.

Passo a passo – O Espaço de 103 m² traz pinturas na parede que imitam o fundo da represa, um pedaço da adutora por onde a água circula, e flocos que remetem à sujeira depois de separada da água. O local detalha o processo que começa com a captação de água na represa do Pedroso, bombeamento até a Estação do Guarará, adição de produtos químicos, decantação, filtragem, envio ao reservatório e, de lá, para as casas.

Daniel Vieira de Paula, 5 anos, visitou o Espaço e gostou do que viu. “Aprendi que a água passa pelo cano, tem produtos químicos e fica limpa e suja”, comentou o garoto que visitou o lugar com a turma, da Escola Jardim Castelinho, localizada no mesmo bairro da Estação. Júlia Gonçalves Rodrigues, 5, preferiu a represa. “Gostei dos peixinhos nas paredes.”

Responsabilidades – Atualmente, o Semasa é responsável pela captação e tratamento de 5% da água consumida em Santo André, ficando a cargo da Sabesp os outros 95%. O Semasa trata 8.460 m3 por dia, beneficiando 32,5 mil habitantes da Vila Helena, Vila Lutécia, Condomínio Maracanã, Vila Guarani e parte das Vilas Vitória, Suíça e Luzita.

A visita também inclui passeio pela Estação de Tratamento e o Espaço Elemento Água, que tem museu, maquete do sistema de água da Semasa na cidade e simulação do funcionamento da água em uma casa.

Visitas – acontecem de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã e à tarde, e devem ser agendadas pelo telefone 4433-9700.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;