Economia Titulo
Iberdrola e Utilicorp estao interessados na Celpe
Por Do Diário do Grande ABC
14/02/2000 | 11:18
Compartilhar notícia


A Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe) que deverá ser privatizada na quinta (17), às 9 h, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, tem dois interessados em adquirir o seu controle: Iberdrola, da Espanha, através de sua holding Guaraniana e a americana Utilicorp de Michigan. Os outros nomes dos pré-qualificados sao fícticios e pertencem aos dois grupos agora identificados. A Celpe será a primeira privatizaçao de porte do ano 2000 no país.

No leilao serao alienadas 3.105.541.312 açoes ordinárias representativas de 99,56% do capital votante e de 88,47% do capital total da Celpe. A oferta será em duas etapas, sendo uma em leilao público e outra aos empregados da empresa. A segunda etapa oferecerá 56.794.987.181 açoes ordinárias, correspondentes a 89,60% do capital votante e a 79,62% do capital total da Celpe.

Neste leilao da Celpe, os analistas estao esperando que o ágio chegue até 30% do preço, no máximo, com uma concorrência mesmo que seja com dois grupos presentes. O elevado ágio é causado pela importância estratégica da Celpe na distribuiçao de energia elétrica no Nordeste do país. O governo pernambucano acredita que o afluxo de grupos estrangeiros interessados na aquisiçao da estatal deve elevar o ágio no leilao. Ainda no governo daquele Estado há a idéia de que a valorizaçao do dólar frente ao real pode tornar o leilao um grande atrativo para os investidores externos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;