Cultura & Lazer Titulo
Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto abre inscrições
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Já estão abertas as inscrições para o 38° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, de Santo André. Disponibilizados em 11 categorias - pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, performance, instalação, interferência, site specific, videoarte e fotografia - os registros podem ser feitos até o dia 5, na Casa do Olhar (Rua Campos Sales, 414). Detalhes da ficha de inscrição e regulamento podem ser obtidos no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br) ou pelo telefone 4992-7730.

O evento, que existe desde 1968, é consolidado como um dos maiores das artes plásticas do País e funciona como termômetro da arte contemporânea realizada em solo nacional. Artistas plásticos de renome já estiveram no salão, entre eles Arnaldo Ferrari, Edson Lourenço, Nina Moraes, Sandra Cinto e Arnaldo de Barros.

O evento também recebeu a respeitada tríade andreense formada por Paulo Chaves (1921-1989), Luiz Sacilotto (1924-2003) e João Susuki, modelos de representação artística que ultrapassaram a barreira nacional e são peças-chave da história da arte contemporânea. Os três receberam, em 1998, uma sala especial em homenagem à sua obra. A partir de 2005, o Salão de Arte Contemporânea, que já foi Salão Jovem, de 1978 a 1981, recebeu o nome de Sacilotto.

O evento é o único do gênero no País com periodicidade anual, só não sendo realizado em 1977. Os artistas, hoje, além da oportunidade de expor, podem ser beneficiados com o prêmio-aquisição, num total de R$ 28 mil e prêmio-estímulo, R$ 2.000. As obras adquiridas vão para o acervo municipal.

"O Salão de Arte Contemporânea foi a primeira ação legítima e oficial depois da Semana de Arte Moderna de 1922. É um evento que consolida os caminhos das artes plásticas nas últimas quatro décadas", conta o artista Saulo Di Tarso, que já foi coordenador do evento.

Segundo Gabriel Bianchi, gerente de difusão cultural de Santo André e que sempre acompanhou a mostra, a importância dos trabalhos realizados no salão nesses 40 anos é o retrospecto de tudo que foi realizado em arte contemporânea no Brasil. "O nosso acervo de obras participantes do salão conta com cerca de 500 obras, que resgatam a história da arte brasileira."

Antecipar tendências sempre foi um dos papéis primordiais do evento. Para Tarso, na arte contemporânea, a tendência, hoje, é o ‘tudo'. "O que vale é o mix das linguagens. As artes visuais, hoje, têm comunicação direta com a música, com o cinema, e todas as outras manifestações", diz. "Só acho que o salão não deve mais ficar confinado ao espaço que o Rino Levi (arquiteto que projetou o Paço Municipal de Santo André) criou. Mais espaços deveriam ser utilizados para atender a demanda de arte externa, que hoje não é mais apenas esculturas ou instalações. O papel de quem está à frente do salão, hoje, deveria ser flertar mais com as propostas de street art."

O resultado final das obras selecionadas será divulgado no dia 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;