Economia Titulo
América Latina deve crescer 1,6%, prevê Dresdner Bank
Da AFP
30/04/2003 | 11:53
Compartilhar notícia


A economia da América Latina está se recuperando notavelmente neste ano e crescerá provavelmente 1,6%, segundo o o banco de investimentos alemão Dresdner Bank Lateinamerika.

"Depois da guerra do Iraque, corrigimos alguns prognósticos devido ao fato de vários fatores de insegurança terem sido reduzidos", disse o economista Cyrus de la Rubia, analista de risco da entidade, que destacou que a crise enfrentada pela Venezuela freou a média de crescimento da região.

No Brasil, a confiança na política econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuperou-se mais rapidamente do que o esperado. As cifras de risco em relação ao Brasil se reduziram claramente e o real sofreu uma forte revalorização. As previsões são de R$ 3 por dólar no final de 2003 e um crescimento do PIB de 2,0%.

O México terá um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 2,0%, já que a demanda interna está evoluindo pior do que o esperado e a economia dos Estados Unidos, principal mercado de destino das exportações mexicanas, continua estancada, segundo o economista.

Na Argentina, acontecerá exatamente o contrário, pois haverá um notável crescimento da demanda interna e das exportações. As previsões de expansão da economia argentina foram corrigidas para cima, passando de 3,5 a 4%.

Na Venezuela, cuja política interna se acalmou, a produção do petróleo aumentou mais do que o previsto e com isso os prognósticos de crescimento (ainda negativos) do PIB passaram de -14 a -11%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;