Palavra do Leitor Titulo
Vender bananas

A vida de professor universitário é uma trilha cheia de percalços, a começar pela produção de conhecimento

Por Dgabc
08/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A vida de professor universitário é uma trilha cheia de percalços, a começar pela produção de conhecimento. Espera-se que um docente seja pesquisador, e não mero copista, isto é, aquele que não é capaz de produzir e publicar as as próprias reflexões e teses.

No entanto, o que se vê por aí são professores-pesquisadores que possuem títulos de mestre ou doutor e que são obrigados a omiti-los a fim de não incorrer no risco de serem dispensados da instituição. Trata-se de um sistema capaz de fabricar Educação para comercializá-la ao gosto do freguês e, claro, ao bolso do comerciante, ou seja, o velho e famoso jargão ‘vale quanto pesa' entra em ação no segmento educacional.

Na maioria das instituições privadas brasileiras, o professor que investe em sua carreira acadêmica, conquistando títulos e aperfeiçoando os seus conhecimentos, torna-se entrave na acirrada disputa por ‘mão de obra' barata. Tudo isso em benefício de uma adequação aos custos da ‘empresa' em prol de um ‘negócio' lucrativo.

Temos outra grave situação que afeta diretamente a contratação de um professor-pesquisador mestre ou doutor quando esse é contratado por tempo determinado apenas para que a instituição esteja em conformidade com a legislação no momento do credenciamento e/ou renovação de seus cursos regulares. Logo após tais certificações legais, o professor é dispensado. Educativo, não?! O professor sente-se literalmente ‘usado'.

Há, ainda, aquelas instituições de ensino privadas que somente contratam professores com nível de especialista, pois o custo da hora/aula desses profissionais é mais acessível.

Um dia desses, um amigo professor me disse que seria mais interessante vender bananas. Nada contra os vendedores nem com as bananas, mas é uma ideia a ser estudada. Observem aqueles vendedores que ficam em frente às instituições comercializando os seus produtos. Acredito que eles faturam por noite muito mais do que um professor que leciona quatro horas/aula.

Quem sabe um dia vocês me encontrem numa dessas barraquinhas. Nesse caso, a promoção é: quem comprar uma dúzia de bananas terá direito a tirar uma dúvida de Língua Portuguesa. É justo!

Sérgio Simka é mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP.

Palavra do leitor

Leis de trânsito
Sobre a declaração do presidente da Comissão de Transportes da Ordem dos Advogados do Brasil (Setecidades, dia 3), que critica a desobrigatoriedade das placas de fiscalização eletrônica nas vias, realmente o trânsito deve ser observado a partir de três princípios: educação, que deve vir dos CFCs e das escolas; fiscalização (para isso existem os equipamentos medidores de velocidade, agentes de trânsito e policiais militares) e punição, dada aos que não respeitam a sinalização de trânsito. Será que o senhor já observou o quanto elevou-se o número de acidentes de trânsito com vítimas no País e o tanto que se gasta para o tratamento delas, o que é pago por nós, contribuintes? Respeitem as leis de trânsito, parem com demagogias.
Flávio Giroldo
Santo André

Números
Guerra não declarada, insana, sem motivação, causada por pura irresponsabilidade, por pessoas irracionais. As estradas do Brasil registraram 10,5 mil acidentes entre o Natal e o Ano-Novo, 380 com vítimas fatais, somando 460 mortos neste período que deveria ser de meditação e reflexão. E tem uma estatística que não foi divulgada: as brigas motivadas por excesso de bebidas, por motivos fúteis. Aí, sim, teríamos números dignos do título que ostentamos, de campeões mundiais da violência. O significado do Natal perdeu-se no tempo. O que importa é a gastança seguida de comilança e bebedeira. Temos de dizer como disse Jesus: Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem! Brasil, campeão absoluto da violência no mundo. Paciência!
Antonio Carlos Guertas
São Bernardo

São Marcos
Estou chorando mesmo!Bem fez o goleiro Marcos, do Palmeiras. Saiu para não passar mais vergonha com esse time sem-vergonha. A instituição Sociedade Esportiva Palmeiras não merece ter um supergoleiro, o melhor do mundo. É time pior que o pior da Quarta Divisão. Quando foi colocado contra o Coritiba-PR e o time tomou goleada (6 a 0), foi muito triste para um dos goleiros pentacampeões mundiais. Valeu, São Marcos! Até os corintianos estão tristes. O futebol ficou mais mixuruca.
Eduardo Zago
Mauá

Imposto predial
Tenho muito orgulho de ser munícipe de São Caetano e não posso reclamar do aumento de 29% do IPTU, pois, entre todos os impostos, este é o que pago com prazer. É só analisar onde estamos investindo nosso dinheiro, pois aqui sim o IPTU é um investimento e estou investindo nos programas de benefícios do Profamília, que todo munícipe pode participar. É um orgulho para nossa cidade.
Erika de Castro Ribeiro
São Caetano

Cadê a oposição?
Os ministros do governo Dilma não são os únicos de férias. A oposição também está de folga. O ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) destina a maior parte das verbas de prevenção a enchentes para Pernambuco e nada. Os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra (PE); do DEM, José Agripino (RN); e do PPS, Roberto Freire (PE), calaram-se. Os líderes do PPS e do PSDB na Câmara fizeram apenas pálido pedido de informações sobre ações de prevenção de desastres naturais.
Luiz Fernandes
São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;