Internacional Titulo
Papa pedirá perdao pelos pecados da Igreja
Por Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 10:01
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II vai publicar uma carta pedindo perdao por todos os pecados da Igreja Católica ao longo da história, da Inquisiçao aos excessos dos missionários, afirma nesta sexta-feira o jornal popular alemao Bild.

Esta carta, intitulada ``Memória e reconciliaçao: a Igreja e os pecados do passado', será publicada em 2 de março, segundo o Bild. O jornal diz também que Joao Paulo II reconhece as "faltas graves que a Igreja cometeu no passado".

Como exemplo dessas faltas, o Papa cita ``a utilizaçao da violência a serviço da verdade', de acordo com o Bild, que lembra que nas fogueiras da Inquisiçao morreram aproximadamente um milhao de pessoas, acusadas de heresia ou bruxaria.

O artigo diz também que o Papa vai pedir, ainda, perdao aos índios das Américas e aos africanos, reduzidos à escravidao. Durante séculos, missionários obrigaram aos chamados ``pagaos' a se converter, sob ameaça de morte. A carta citaria também sacerdotes ``que nao reconheceram Deus em seus irmaos'.

O Papa aborda também a atitude da Igreja Católica durante o extermínio de judeus pelos nazistas e diz que apesar de muitos católicos terem combatido o regime de Hitler, os católicos alemaes ``fizeram muito pouco' para ajudar os judeus.

O jornal transcreveu o que seria o final da carta: ``a consciência moral do indivíduo e da comunidade deve ser libertada de todas as formas de negaçao dos prejuízos e da violência de origens históricas'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;