Nacional Titulo
Falência de empresa de ônibus de Bauru atrapalha usuários
Do Diário do Grande ABC
06/02/2000 | 16:04
Compartilhar notícia


Os usuários dos ônibus urbanos de Bauru enfrentam atrasos desde sexta-feira, quando o juiz Sílvio José Pinheiro dos Santos, da 1ª Vara Cível, decretou a falência da Empresa Circular Cidade de Bauru. Fundada há 60 anos, a empresa era responsável por 52% do serviço de ônibus da cidade e pediu concordata no dia 19 de novembro de 1998. No prazo de um ano deveria ter pago 40% de sua dívida, de R$ 28 milhoes, mas nao cumpriu o acordo, provocando a falência e recolhimento dos 123 ônibus de sua frota.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (EMDURB), responsável pelo gerenciamento dos transportes na cidade, convocou as duas outras concessionárias de ônibus a assumirem as 48 linhas até entao operadas pela Circular. Em um esquema de emergência, ambas começaram a trazer veículos de outras cidades para socorrer a populaçao de Bauru. No sábado já circularam alguns veículos diferentes e outros deverao ser integrados à frota nesta segunda-feira.

O presidente da EMDURB, Joaquim Madureira, disse que para segunda-feira - quando o movimento é alto - já estao garantidos 70% dos serviços e que, nos próximos dias, tudo voltará à normalidade.

As duas concessionária que permanecem com o serviço começaram no sábado a contratar funcionários da empresa falida. O presidente do Sindicato dos Condutores, Elias Pinheiro da Silva, estima que pelo menos 80% dos 900 empregados da Circular deverao ser reaproveitados, pois o número de ônibus em operaçao continuará o mesmo. Terao maior dificuldade de recolocaçao os trabalhadores da área administrativa.

A Empresa Circular trabalhou sozinha na cidade de 1939 a 96, quando a Prefeitura admitiu as suas duas concorrentes. Mesmo assim ficou com a maior parte do serviço, mas já entrava em crise, deixando de recolher as contibuiçoes ao INSS, o FGTS dos empregados e a atrasar pagamentos. Suas últimas controladoras, Ana Nerle e Carmem Quaggio Bresolin, filha e neta do fundador, Alexandre Quaggio, hoje de avançada idade e fora do trabalho, denunciaram que além da concorrência, nos anos de 1997 e 98 foram extorquidas em US$ 2 milhoes pelo entao prefeito Antônio Izzo Filho. O prefeito foi afastado do cargo, responde processo e ainda se encontra preso por causa da denúncia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;