Setecidades Titulo
Parque América recebe ação do ‘Diário’
Por Thiago Krauss
Do Diário do Grande ABC
20/06/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


O Parque América, local que no domingo recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros, já foi uma área em que era realizada extração de madeira. A atividade ocorria em meados do século XIX, quando foi construída a estação ferroviária que servia como posto de abastecimento da matéria-prima.

Transportado pelas locomotivas que cortavam a EFSJ (Estrada de Ferro Santos à Jundiaí), o produto era extraído nas imediações da Fazenda Pedro Américo, atual Parque América, segundo dados levantados pelo professor de Geografia Edson dos Santos, 39 anos, apurados durante elaboração de trabalho de mestrado sobre o bairro.

Ainda segundo ele, na década de 1970, com a instalação de indústrias metalúrgicas, foi criado o loteamento do Parque América, em conjunto com as prefeituras de Mauá e Ribeirão Pires, que forneceram o maquinário para construção de vias públicas.

O aposentado José Eduardo dos Santos, 63 anos, morador do bairro desde 1982, pôde ver de perto a evolução do Parque América. “Quando fundamos, em 1986, a associação União e Luta dos Moradores do Parque América, sabíamos que só com muito esforço traríamos para o bairro toda a estrutura que ele dispõe hoje” ressalta. No mesmo ano da criação da associação, os membros conseguiram trazer a iluminação e um telefone público, utilizado de forma no mínimo curiosa pela comunidade. “Como foi o primeiro a ser instalado, os moradores davam uns trocados para que um garoto ficasse aqui o dia inteiro só pegando os recados”.

O aposentado Manoel de Oliveira Filho, 54 anos, também participou do processo de melhorias do Parque América. “Como o povo jogava o lixo em qualquer lugar, reivindicamos e conseguimos que o caminhão de lixo começasse a passar. O serviço começou a ser prestado em 1994, um ano depois que eu cheguei aqui”, recorda.

No domingo, os moradores do bairro e região poderão usufruir de serviços nas áreas da saúde, cidadania e lazer, oferecidos em evento promovido pelo Diário em parceria com a Prefeitura. A ação conta com o apoio da Novety e do Instituto Embelleze. O patrocínio é da da Universidade Metodista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;