Setecidades Titulo
Restrição a carretas
chega ao bairro Eldorado
Por Fábio Munhoz
01/06/2011 | 06:21
Compartilhar notícia


 

Depois de proibir a circulação de caminhões no Centro, a Prefeitura de Diadema irá apertar o cerco a carretas no bairro Eldorado. As principais vias afetadas pela medida serão a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e Estrada dos Alvarenga. O objetivo da proibição é reduzir os impactos causados pela chegada do Trecho Sul do Rodoanel e pela restrição ao tráfego de veículos longos na Avenida dos Bandeirantes e Marginal do Pinheiros, na Capital.

O secretário municipal de Transportes, Ricardo Perez, afirmou que o fluxo no bairro aumentou após o início das restrições na Capital, em julho. "Muitos caminhões passaram a utilizar a Nossa Senhora dos Navegantes como opção de fuga para chegar à Rodovia dos Imigrantes", observou Perez.

Em reunião realizada ontem entre a Prefeitura e comerciantes do Eldorado, foi decidido que, inicialmente, a proibição valerá para as carretas. Em encontro a ser realizado na terça-feira, a administração decidirá se estenderá a proibição aos trucks (veículos longos com dois eixos traseiros) e tocos (caminhões com apenas um eixo traseiro).

"Restringir as carretas já é consenso. O viário aqui é muito acanhado e está perigoso. Agora vamos estender as discussões à população para saber se é necessário barrar também os caminhões trucks", explicou o titular da Pasta.

Perez informou que as medidas deverão ter início em um mês. "Enquanto não fecharmos a decisão sobre quais veículos não poderão passar, não iremos iniciar a proibição. Não adianta fazer um investimento em sinalização e depois perder tudo", justificou.

 

CENTRO

O secretário afirmou que pretende intensificar a fiscalização eletrônica no Centro para inibir a presença dos caminhões nos horários proibidos. Na segunda-feira, a equipe do Diário flagrou pelo menos três caminhões na área proibida.

 

Comerciantes divergem sobre proibição

 

A decisão da Prefeitura de restringir a passagem de caminhões nas principais vias do bairro Eldorado divide a opinião de comerciantes da região. Uma parte comemora, pois acredita que a mudança irá melhorar o trânsito local. Para outro grupo, a proibição irá prejudicar o abastecimento e, por consequência, as vendas.

O dono de imobiliária Celso Mathias da Silva, 51 anos, aprovou a decisão de proibir a passagem de carretas. "É muito perigoso para quem mora aqui, tem muitos acidentes e atropelamentos. Isso sem contar os buracos que se formam na pista", comentou.

Dono de um comércio de doces, João Torres, 51, também elogiou a decisão, mas disse ser contrário a proibir os trucks. "As carretas são responsáveis por 80% do trânsito aqui", opinou.

Já Francisco Pinto Filho, 32, dono de uma loja de autopeças, é pessimista em relação à medida. "Isso vai prejudicar o comércio. Sem contar que, se for igual no Centro, os caminhões só poderão passar às 20h. Ou seja, vou ter de ficar aqui até às 21h para receber a carga e ainda correndo risco de ser assaltado", reclamou o comerciante.

Para Vital Severino da Silva, 40, a solução ideal é impedir apenas o tráfego dos caminhões que vêm da Capital. "O pessoal de Diadema é a minoria que circula aqui. Não podemos pagar pelos caminhões vindos de outros lugares", ponderou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;