Política Titulo
Zekcer ratifica candidatura para presidência da Câmara
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
15/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A bancada do PTB na Câmara de Santo André parece estar carente de diálogo afinado. Menos de uma semana após Gilberto Wachtler, o Gilberto do Primavera, anunciar pelos quatro cantos da Casa que é candidato à presidência do Legislativo para o biênio 2011/2012, Israel Zekcer ratificou que também pleiteia o cargo. A escolha do novo presidente será definida na última sessão do ano, dia 2.

De fato, Zekcer foi o primeiro dos 21 parlamentares a anunciar ser candidato. Em junho, quando os colegas adotavam intrigante cautela ao tratar o assunto, o petebista deu início à largada das pretensões ao cargo. Na ocasião, justificou o anúncio filosofando: "Quem sai na frente bebe água mais limpa."

Assim, o marido da vice-prefeita e presidente do PTB de Santo André, Dinah Zekcer, externou surpresa ao ser informado das pretensões de Primavera. "Achei muito estranho, embora ele também tenha competência para exercer a função."

Diferentemente do que declarou no meio do ano, Zekcer (que já foi deputado estadual) não se coloca entre os favoritos. Pelo contrário. Ao se colocar como azarão, confirma as pretensões do prefeito Aidan Ravin (PTB).

"Eu sou a terceira opção do prefeito. Primeiro vem o Araújo, depois o Ailton e depois eu", ressalta, entregando que o líder do governo, José de Araújo (PMDB), é realmente o preferido de Aidan, seguido de Ailton Lima (PDT).

Durante o ano Israel Zekcer encabeçou a luta pela aprovação do Código de Ética e Decoro Parlamentar, projeto de resolução do Legislativo que foi protocolado pela primeira vez há 12 anos.

Após revisar e enxugar a matéria original (exigência dos vereadores para voltar a discutir a peça), se viu no meio de um fogo cruzado entre os colegas que queriam e os que não queriam a aprovação. Diante do impasse, e após calorosas discussões no plenário, o Código de Ética novamente caiu no esquecimento entre os parlamentares de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;