Política Titulo
Código de Ética passa depois de 13 anos em tramitação
Por Fábio Martins/Diário do Grande ABC
17/08/2011 | 00:12
Compartilhar notícia


 

Após dois anos do desarquivamento e 13 anos da apresentação do original, ontem, o projeto do Código de Ética e Decoro Parlamentar teve aprovação na Câmara de Santo André sob forte conflito entre os vereadores. A apreciação no plenário só foi possível depois da retirada do item que barrava o nepotismo na administração e em empresas terceirizadas.

 

Os vereadores Evilázio Santana, o Bahia (DEM), e Francisco Alberto, o Alemão do Cruzado (PSL), foram contrários ao texto. Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho, e Toninho de Jesus, ambos do DEM, se abstiveram do voto. O receio de alguns parlamentares se deve a eventual restrição a pronunciamento na tribuna, já que em diversas oportunidades nesta legislatura houve bate-boca na Casa, inclusive com palavras de baixo calão. A matéria impõe normas de conduta e o temor é que a nova legislação fosse usada politicamente para inibir mandato.

 

Segundo informações, o substitutivo do vereador Israel Zekcer (PTB) se tornou maleável, por isso conseguiu conquistar maioria no Legislativo. O projeto diminui punições e cria comissão para analisar casos antes de qualquer pena. Em suma, grande parte dos pontos está previsto na legislação, tanto na Constituição Federal quanto na Lei Orgânica no Município.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;