Internacional Titulo
Escritor sueco diz que homenagem às vítimas é hipocrisia
Das Agências
14/09/2001 | 11:02
Compartilhar notícia


O escritor e jornalista sueco Jan Guillou denunciou a "hipocrisia" da homenagem prestada esta sexta-feira às vítimas dos atentados de terça-feira passada nos Estados Unidos. "É uma hipocrisia da qual me nego a participar", declarou Guillou, célebre por seus romances policiais.

Jan Guillou abandonou o salão do livro de Goteburgo, onde centenas de participantes iam guardar, como milhões de outras pessoas na Europa, três minutos de silêncio a partir das 10H00 GMT (07h de Brasília) em memória das vítimas dos atentados nos Estados Unidos.

"Esses três minutos de silêncio são de uma violenta desproporção fundada na idéia de que nós somos norte-americanos e não europeus", disse. "O salão do livro não realizaria essa cerimônia pelos dois milhões de árabes mortos no Iraque, nem pelos três milhões de vietnamitas mortos", acrescentou, enfatizando que "isso demonstra que não damos o mesmo valor para todas as vidas humanas".

Jan Guillou, de 57 anos, autor de vinte livros publicados em uns 20 países, é o criador do personagem "Carl Hamilton", héroi de aventuras policiais das quais se vendeu mais de cinco milhões de exemplares em todo o mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;