Setecidades Titulo Educação
Cinco escolas fechadas têm Idesp abaixo da meta

Principal justificativa do Estado para reorganização é a melhoria da qualidade do ensino

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Das seis escolas da região que terão suas atividades encerradas a partir de 2016, cinco estão abaixo da meta estipulada pelo Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo) em 2014 em pelo menos um ciclo de aprendizado. O processo de reorganização imposto pela Secretaria Estadual da Educação afetará a rotina de 1.890 estudantes em três cidades – Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires – que serão transferidos de unidade.

O Idesp existe desde 2007 e atribui nota de zero a 10 às escolas do Estado com base no desempenho do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar) – que mede conhecimentos em Português e Matemática, além de aspectos como frequência e evasão escolar.

As duas unidades de Santo André que fecharão as portas e farão a transferência de alunos atendem o segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. No caso da EE José Augusto de Azevedo Antunes, o desempenho dos estudantes do 6º ao 9º ano foi 0,65 ponto menor que a meta estipulada e os jovens da última etapa do Ensino Básico obtiveram nota 0,21 ponto abaixo da meta.

Já na EE Valdomiro Silveira, a nota do Fundamental foi 1,73, enquanto a meta era 2,19. No Ensino Médio, o desempenho dos jovens ficou 0,1 ponto acima da meta: foi de 1,84.

Em São Bernardo, a EE Tito Lima, localizada no Estoril, atende 170 alunos da segunda etapa do Fundamental. A meta do Idesp da unidade era 2,17 e a nota obtida pelos estudantes na avaliação foi de 1,75.

Duas unidades de Ribeirão Pires oferecem ensino apenas ao primeiro ciclo do Fundamental (1º ao 5º ano). Apenas a EE Professor Álvaro Trindade de Oliveira não alcançou a meta proposta: 5,40, e apresentou nota 4,14. Os estudantes da EE Fortunato Randolfi Arnoni obtiveram desempenho exatamente igual à meta traçada: 4,96.

Já os resultados da EE Santinho Carnavale, que oferece os três ciclos de ensino, foi o seguinte: nota 1,17 ponto menor do que a meta para a primeira etapa, desempenho 0,07 ponto abaixo do previsto no segundo ciclo e resultado 0,52 ponto mais baixo do que a meta no Ensino Médio.

A principal justificativa para o processo, que vem causando dúvidas e manifestações por parte de professores, pais e alunos desde que foi anunciado, é a de que estudantes de escolas com ciclo único de aprendizado têm aproveitamento melhor. Conforme a Pasta, as notas no Idesp dos alunos do ciclo inicial em unidade de segmento único são 14,8% superiores às demais, nos anos finais são 15,2% melhores e no Ensino Médio, 28,4% mais altas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;