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Federação admite que pode rebaixar seis e subir só dois em 2016
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
27/10/2015 | 07:00
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A FPF (Federação Paulista de Futebol) chamou ontem os representantes dos clubes das Séries A-1 e A-2 do Estadual para apresentar mudanças que pretende colocar em prática já em 2016. A mais contundente seria a possibilidade de rebaixar seis times da Primeira Divisão e conceder acesso a apenas dois da Segundona.

A mudança foi confirmada pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos. “Isto (rebaixamento de seis clubes e acesso de dois) está no nosso planejamento, mas vai para a votação dos clubes (no conselho arbitral). Isso não muda nada no regulamento, não vai ter problema com o Estatuto do Torcedor. É só troca de subir e descer a divisão. O resto (inclusive o limite de inscrição de 28 jogadores e a fórmula de disputa) vai continuar da mesma forma”, comentou o dirigente.

A ideia da FPF é contar com apenas 16 equipes na Série A-1 a partir de 2017 para precisar de menos datas no calendário e dar mais tempo de preparação aos clubes. O grande problema é que a decisão tende a elitizar ainda mais a Série A-1 e prejudicar os clubes do Interior, que teriam ainda mais dificuldades para ascender à Primeira Divisão do Estadual.

Além da mudança no sistema de rebaixamento, o evento de ontem trouxe boa notícia aos clubes. A FPF pretende criar comissão de notáveis, com no máximo cinco pessoas – entre elas ex-atletas –, para formalização de um ranking no qual serão avaliados os seguintes critérios: gestão das finanças, transparência, uso da categoria de base, desempenho técnico e comportamento da torcida. Os mais bem colocados na lista terão bonificação em dinheiro.

“É importante explicar que não vamos alterar o que os clubes arrecadam com patrocinadores e com cotas de televisão. Vamos bonificar aqueles que atendem aos critérios estabelecidos. Haverá um regulamento. O dinheiro será arrecadado com novos patrocinadores”, explicou Bastos. (com Agências)

Liga dos Campeões vira exemplo

Entre as novidades apresentadas ontem na FPF (Federação Paulista de Futebol) está a contratação de uma equipe de marketing que terá a missão de promover e atrair mais patrocinadores ao Campeonato Paulista de 2016. O responsável será Eduardo Fischer, que mostrou aos clubes as primeiras atitudes já tomadas.

Além de desenvolver logotipo para a FPF, em comemoração aos 75 anos da entidade – que serão completados no dia 22 de abril –, Fischer disse que pretende trazer ao Campeonato Paulista os recursos de marketing usados na disputa da Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa, inclusive com a criação de uma música tema que será tocada no momento da entrada dos clubes em campo.

“Sempre que assisto aos jogos da Liga dos Campeões fico com a música tema na cabeça. É uma ideia positiva e que visa colocar o campeonato e os clubes em exposição positiva. Por isso elaboramos uma música tema, que valerá já a partir de 2016”, explicou Fischer, que usou a canção na apresentação feita aos clubes ontem.

As mudanças têm como meta gerar recursos aos clubes, para que não se aproximem da Liga Sul-Minas-Rio. Um dos presentes ao evento, o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, disse que vale a pena disputar o Estadual. “O Paulista paga mais do que a Libertadores. Em São Paulo temos situação diferente dos outros times do País”, afirmou. o mandatário. (das Agências) 




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