Esportes Titulo 3ª etapa do Circuito
São Caetano inicia festividades de aniversário com 3ª etapa do Circuito

Mais de 3.000 participantes coloriram principais
ruas do município, que completa 138 anos amanhã

Por Márcio Donizete
Especial para o Diário
27/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Verdadeira festa tomou conta das principais ruas de São Caetano na manhã de ontem. A terceira etapa do 3º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC agitou as cercanias dos bairros Olímpico, Santa Maria, Barcelona e Santa Paula, com largada na Avenida Kennedy, dando pontapé inicial às festividades do 138º aniversário do município – comemorado oficialmente amanhã.

“São Caetano é premiado a nível de esporte amador e confraternização, sempre se destacando. O Diário vem dando essa contribuição com esse passeio e corrida, firmando o sucesso desta e de outras edições”, destacou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que marcou presença no evento junto ao secretário municipal de Esportes, Severo Neto.

Mais de 3.000 pessoas – inscritas ou agregadas – participaram da prova de dez quilômetros e da caminhada de cinco e preencheram o asfalto são-caetanense. Até São Pedro ajudou e contrariou as previsões de chuvisco, que acabaram não se confirmando, dando lugar a um agradável sol para a prática esportiva. Entre os homens, Eder Domingues ficou em primeiro. Já entre as mulheres, Ana Luiza dos Anjos foi a mais rápida.

O diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, ressaltou que o Circuito se consolidou entre os atletas profissionais e amadores do atletismo urbano. “Um grande evento que já virou tradição. Essa corrida faz parte e dá início aos festejos do aniversário da cidade. Um dia lindo, uma grande festa que a população do Grande ABC veio prestigiar”, disse.

O Circuito ganhou tanta importância no Grande ABC que autoridades de outras cidades da região utilizam-na para manter a saúde em dia. É o caso do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), que deixou por alguns minutos a função política e se misturou à galera para completar o percurso.

“Corri em Rio Grande (da Serra), corri em São Bernardo, vim hoje (ontem) e vou estar nas próximas etapas. A gente fica feliz em fazer a prática esportiva, é um bem para a saúde e há um clima de harmonia entre os atletas. A corrida de rua virou mania no Estado de São Paulo”, celebrou o chefe do Executivo mauaense. Ao Diário, ele confirmou que Mauá receberá três corridas de rua este ano e que a cidade terá o Parque da Juventude inaugurado, com três quadras esportivas à disposição dos munícipes. Além disso, revelou que em breve os mauaenses terão acesso à pista de caminhada de dois quilômetros.

A disputa faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, tem promoção do Diário e apoios do governo estadual, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e do Subway. A organização é da Federação Paulista. A próxima corrida será dia 23, em Ribeirão Pires.


Eder Domingues evolui e leva a melhor na prova masculina
Vencedor em São Caetano, atleta havia completado etapa de S.Bernardo em segundo


A prova masculina da terceira etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, ontem, em São Caetano, teve equilíbrio até a metade do percurso de dez quilômetros. Porém, a partir dali, Eder Domingues de Oliveira, da equipe Sesp SBC, disparou e faturou a disputa com folga. O tempo de 32min56s, quase um minuto à frente do segundo colocado, Marcos Adriano de Carvalho, evidenciou essa facilidade.

“O percurso estava forte, senti algumas subidas, quebrou um pouco do ritmo, mas nas retas consegui um ritmo bom”, destacou o competidor, que conseguiu abrir vantagem nas planícies das Avenidas Presidente Kennedy e Tijucussu.

Com o resultado, ele comprova evolução no decorrer das etapas. Afinal, acabou em segundo lugar em São Bernardo, em junho – ele não competiu em Rio Grande da Serra.

Vice na prova são-caetanense com a marca de 33min51s, Marcos Adriano de Carvalho, da SBC Trans, gostou do desempenho. “Dentro do esperado. Cada etapa é percurso diferente, não tem facilidade. É treinar bastante e estar bem, sem lesão”, disse o atleta, que parabenizou os companheiros e a todos que participaram do evento.

O terceiro lugar ficou com José Paulo dos Santos, da Casa de Ferragens Machado, que cruzou a linha de chegada em 34min51s. O quarto mais bem classificado foi José Rodrigues dos Santos Júnior, da Sesp SBC, em 35min01s.
Quinto colocado, Fernando Ananias da Silva, também da Sesp SBC, fechou o pódio após percorrer os dez quilômetros em 35min01s.


Ex-moradora de rua surpreende e fatura etapa de São Caetano
Veterana Ana Luiza dos Anjos, a ‘Animal’, 52 anos, superou barreiras da vida e venceu


Na prova feminina da terceira etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, ontem, em São Caetano, a vencedora não nasceu em berço de ouro, tampouco é oriunda da classe média. Veio de baixo, superou barreiras da vida, preconceitos e deu a volta por cima por meio do esporte. Ana Luiza dos Anjos, a Animal, 52 anos, chegou na frente e cravou o tempo de 42min07s. Agradecendo aos céus, estreou com o pé direito no evento regional.

“Fiquei na estratégia. Corri devagar até o quilômetro seis, depois resolvi abrir (distância). Estava só cozinhando. Não adianta querer sair forte, você quebra”, resumiu, sobre seu desempenho.

Mais do que ter vencido a corrida, Animal se superou na vida. Até os 18 anos, ela morava em unidade da antiga Febem (atual Fundação Casa), era usuária de drogas e assaltava para ganhar dinheiro. Depois, morou por quase duas décadas nas ruas do Centro de São Paulo, quando foi resgatada pelo esporte e recomeçou seus trilhos ainda pelas vias, mas agora correndo. “O esporte me tirou das ruas”, revelou ela.

A vice-campeã foi Lucemar Maria da Silva Possar, do C.A. Aramaçan, que comemorou a marca de 43min33s como campeã. “Lutei muito para ser a vice desta etapa e quero muito ser a campeã do Circuito, é meu sonho”, disse ela, que foi quarta colocada em Rio Grande da Serra e nona em São Bernardo.

Completaram o pódio Sandra Maria de Oliveira, do time Givaldo Triunfo (43min59s), Maria Cristina Richter, da Vianova Uno Card (44min25s) – vice em Rio Grande e quarta em São Bernardo –, e Jéssica Okada (44min31s), também do Givaldo Triunfo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;