Setecidades Titulo
São Caetano tem alta de 52% em roubo de carros e reforça Guarda
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
02/11/2005 | 07:09
Compartilhar notícia


Os roubos e furtos de veículos dispararam em São Caetano entre janeiro e setembro deste ano. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, os crimes no município aumentaram 52,5%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.960 veículos levados desde janeiro. Nos nove primeiros meses de 2004, foram 1.285. Na região, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires tiveram queda nos índices.

São Bernardo também teve elevação significativa na categoria – 27,67%. O município e São Caetano lideram as estatísticas desse tipo de crime no Grande ABC, se for excluído número de Rio Grande da Serra, que apresentou uma taxa distorcida em razão ao pequeno número de ocorrências (138,46 %). Os índices superam os percentuais averigüados nas principais cidades e regiões do Estado. Em Diadema, o aumento foi de 19,61%. No Grande ABC, o aumento foi de 3,76%.

Apesar dos números alarmantes, os comandos das polícias Civil e Militar na região, bem como o comandante da Guarda Municipal de São Caetano, acreditam que as ocorrências vão diminuir no ano que vem com a aplicação de novas ações preventivas.

Responsável pela Guarda Municipal de São Caetano, Sallum Kalil Neto afirmou que a partir do início do ano que vem haverá aumento de guardas municipais (previsão de mais 70, aproximadamente 20% do atual efetivo), instalação de 65 câmeras que servirão para monitorar o trânsito e combater a criminalidade. Além disso, o Departamento de Trânsito terá aparelhos eletrônicos capazes de analisar em segundos, pelas placas, o histórico de veículos.

O coronel Renato Aldarvis, comandante da PM no Grande ABC, afirmou que a partir de quarta-feira haverá maior patrulhamento nos principais corredores entre as divisas dos municípios, utilizados como rota de fuga. Disse que neste mês será implantada na região a Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas), na qual 44 novos policiais farão patrulhamentos em 22 novas motos.

As ocorrências em São Caetano e São Bernardo poderiam ser explicadas pelo possível aumento da frota nos municípios, mas ocorreu o contrário. De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), entre janeiro e setembro deste ano, comparado com igual período de 2004, a frota de São Caetano diminuiu 6,26% (de 118.500 para 111.073) e a de São Bernardo baixou 2,10% (de 368.051 para 360.308).

Os comandos das polícias Civil e Militar são unânimes em dizer que a causa da explosão dos crimes foi a migração de marginais que atuavam em Santo André. "Como em 2004 os roubos e furtos ocorriam mais em Santo André, houve maior repressão lá e a migração foi natural. Estamos atuando da mesma maneira em São Caetano e São Bernardo, só que, pelo menos por enquanto, os resultados não foram satisfatórios. Tenho certeza de que, em 2006, os índices vão baixar", afirmou o delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Souza, responsável também por São Caetano.

"Estamos aumentando o patrulhamento em todo Grande ABC. Em outubro, ante mesmo mês de 2004, houve queda de 13% nos furtos e 5% nos roubos. Com a implantação da Rocam e da operação nos corredores, acredito que os índices em São Caetano e São Bernardo vão diminuir", diz Aldarvis.

Sallum Kalil Neto afirmou que as medidas adotadas em 2006 pela Prefeitura ajudarão a reverter o quadro atual. "Embora não seja nossa função principal, a Guarda Municipal de São Caetano se preocupa com a questão da segurança da nossa população. Com o aumento de guardas na cidade, implantação de câmeras de segurança e aparelhos para checar placas, os índices terão a tendência de cair."

São Caetano e São Bernardo superaram de longe os índices de outras localidades. O aumento de roubos e furtos de veículos no Estado foi de 2,21%; da Região Metropolitana, 5,04%; no interior, 6,15%; Campinas, 15,20%; e Guarulhos, 15,20%. Na capital, registrou-se pequena queda de 1,06%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;