Cultura & Lazer Titulo
Janeiro é mês de teatro infantil no ABC
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
29/12/2001 | 15:01
Compartilhar notícia


Boa notícia para quem permanecerá na região durante as férias de janeiro: as prefeituras de Santo André, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires promoverão diversas atividades com entrada franca. Teatro infantil é o destaque, com o maior número de opções.

Santo André será a primeira a iniciar a programação especial para a garotada, com espetáculos exibidos nos fins de semana de 5 a 27 de janeiro, sempre às 15h. Para facilitar aos interessados, as peças serão levadas aos bairros, nos Centros Comunitários.

Ao todo, são oito espetáculos, entre os quais o blockbuster infantil Draculinha – A Vida Acidentada de Um Vampirinho. Nessa comédia musical dirigida ao público infanto-juvenil, o protagonista causa muitas confusões na família por ser um vampirinho às avessas, que não gosta de morder pescoços. A peça terá uma única sessão no dia 13, no C.C. Vila Floresta (tel.: 4425-6206).

Outra boa atração é A Cuca Fofa de Tarsila, que utiliza bonecos para contar uma história cujos personagens lembram a vida e a obra da artista plástica Tarsila do Amaral (1890-1973). Abaporu (nome de sua mais famosa criação) é um rapaz apaixonado pela Negra Tarsila e que, para ficar com a amada, tem de enfrentar o Boi da Lua. A peça será exibida no dia 19 (C.C. Parque Erasmo. Tel.: 4472-4399) e no dia 26 (C.C. Cata Preta. Tel.: 4451-0188).

Em Diadema, a opção infantil é a montagem de A Ilha Desconhecida, baseada em texto de José Saramago. Fala sobre um súdito que, em vez de se preocupar em presentear o rei como fazem todas as pessoas do povoado, tenta encontrar a tal ilha desconhecida. Haverá duas sessões no Centro Cultural Diadema (r. Graciosa, 300. Tel.: 4057-7979), nos dias 12 e 13 de janeiro, às 16h, com entrada franca.

No mesmo local, o público poderá conferir os trabalhos do grafiteiro Tota, elaborados com diversos tipos de suporte (madeira, tela e tecido). Um dos destaques é o quadro que homenageia o sambista Cartola (1908-1980). A mostra pode ser conferida de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h. Na área de vídeo, uma alternativa é a exibição, no dia 27, às 20h, de Cinema Dilacerado, produção que conta a história do cinema em Diadema.

São Bernardo tem uma programação diversificada, com quatro opções de peças infantis. Uma delas é Hoje Tem Marmelada, com os palhaços Bingo e Surubim vivendo as trapalhadas clássicas do circo (dia 20, às 16h, no Teatro Elis Regina. Tel.: 4351-3479).

Outra é O Isqueiro Encantado e a Moura Torta, espetáculo que se vale da arte de contar histórias para narrar duas diferentes situações. A produção foi eleita este ano como a melhor na Mostra Regional de Teatro Infantil da cidade. A sessão ocorrerá dia 27, às 16h, no Teatro Abílio Pereira de Almeida (Tel.: 4125-0582).

Ribeirão Pires também não deixa por menos e programa, para o período de 9 a 27 de janeiro, a 6ª Mostra de Teatro, reunindo peças produzidas pelos alunos das oficinas de teatro da cidade. Vale destacar a apresentação de Partida, espetáculo adulto, convidado para abrir o evento no Teatro Euclides Menato (tel.: 4828-1512), dia 9 de janeiro, às 20h. Em todas as cidades as peças têm entrada franca, e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;