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Big Foot precisa de escolta para rodar na cidade
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
02/11/2005 | 11:24
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Imagine andar em um carro com mais de 3 metros de altura e também de largura e mais de 5 metros de comprimento... O construtor de réplicas Valter Trevisan, de Santo André, circula eventualmente pelas ruas da cidade com o seu Big Foot – uma picape F-1000 1997 montada no chassi de um caminhão F-600 1969, cujos pneus têm 1,5 m de altura por 60 cm de largura, calçados em rodas de aro 26. Seu motor é um V8 que tem 195 cv de potência.

Para trafegar no trânsito, ele precisa até de escolta. "Dirijo com um carro à frente e outro atrás por uma questão de segurança, já que, pela altura elevada do Big Foot, não consigo ver o carro imediatamente à frente." Os carros que o acompanham trafegam com uma distância de dois automóveis do veículo.

Trevisan comprou o Big Foot de um fazendeiro do Mato Grosso. Na verdade, há cerca de um ano e meio ele foi a uma exposição em Águas de Lindóia e o fazendeiro se interessou por uma réplica do Willys 1941 de Trevisan e perguntou se ele queria trocá-la pela picape. A troca foi feita e o Big Foot viajou de Mato Grosso a Santo André em cima de uma carreta que transporta tratores.

A picape tem direção hidráulica, dois bancos de competição, do tipo concha, com cintos de segurança de cinco pontos, um santantônio preto com faróis de milha e um extintor de CO² que lança sneeze (jato de CO² que simula o disparo de nitro) para apresentações. Além disso, o modelo tem oito escapamentos laterais – quatro de cada lado –, dez amortecedores e um câmbio de quatro marchas, com quatro reduzidas. A tração é traseira.

"Às vezes rodo com ele pela cidade e, se passo por um lugar onde tenha bastante gente, as pessoas saem assustadas, querem ver a picape de perto." Além de levar o Big Foot para exposições, Trevisan o aluga para eventos.




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