Diarinho Titulo
Thanksgiving Day é o dia de ação de graças
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
21/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Uma das comemorações mais importantees nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day é o dia do agrecimento. Não tem data fixa. Lá é celebrado sempre na quinta-feira da quarta semana de novembro; no Canadá é antes, na segunda-feira da segunda semana de outubro. Apesar de pouco comum no Brasil, a data faz parte do calendário desde 1965, sem ser feriado aqui. Neste ano, será festejado no dia 25, e a turminha do Jean Piaget, em São Bernardo, está preparando uma festa especial.

"Oferecemos um doce ou salgado para o amigo", explica Giulia Tsuzaki Bernaldo, 10 anos. Na festa da escola, os alunos, além de serem proibidos de se comunicar em português - só em inglês! -, preparam brincadeiras e jogos para se divertir. "Este é o maior feriado dos Estados Unidos", explica Karen Muritiba Buchmann, 10.

Nessa data, as famílias norte-americanas se reúnem para agradecer a Deus as coisas boas que receberam durante o ano. Organizam almoço festivo, com muita comida gostosa. Como o feriado começa na quinta, em geral, a festa dura quatro dias, estendendo-se até o domingo. Muitos aproveitam para viajar. Quem está longe de casa retorna nesse dia.

"O prato principal é peru assado", explica Gustavo Fragão Timoteo. A amiga Julia Ramanholi de Oliveira lembra que a sobremesa é torta de maçã ou nozes. Os norte-americanos consideram a data a mais importante do ano, iniciando os preparativos para o Natal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;