Setecidades Titulo Santo André
EMTU instala comportas para evitar enchentes em terminal

Diariamente, cerca de 225 mil passageiros utilizam as estações

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
02/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Para evitar inundações, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbana) instalou 14 comportas móveis no túnel que liga os terminais Leste e Oeste, ambos em Santo André. A instalação das barreiras antienchentes foi feita em parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Metra, concessionária do Corredor ABD. Diariamente, cerca de 225 mil passageiros utilizam as estações.

Os obstáculos têm 1,2 metro de altura e são colocados em rampas e escadas. Outra solução encontrada para evitar danos provocados pela chuva foi a criação de plataformas que permitem a elevação dos quadros elétricos.

Com isso, evita-se o risco de curto-circuitos e desligamento de bombas. Depois da tempestade as barreiras podem ser removidas.

Segundo o diretor de Gestão Operacional da EMTU, Evandro Losacco, não há necessidade de implantar ações semelhantes em outros terminais da região. "Os únicos que apresentavam possibilidade de alagamento eram os dois de Santo André. A situação lá ficava crítica, de forma que não era possível transitar pelos túneis." As passagens também são usadas por espaços comerciais e lanchonetes.

ACESSIBILIDADE

Além da instalação das comportas, Losacco informa que todas as estações metropolitanas do Grande ABC estão passando por obras para garantir o acesso de deficientes físicos e visuais. A previsão é que todos os terminais ofereçam condições de acessibilidade até o fim do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;