Esportes Titulo No Independência
São Paulo desafia
todos os prognósticos

Desfalcado, Tricolor luta contra força, invencibilidade e
vantagem do Atlético-MG por uma vaga na Libertadores

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
08/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Tudo conspira contra o São Paulo. Não bastassem a força e a vantagem do Atlético-MG nas oitavas de final da Libertadores, o time ainda tem de lutar contra as lesões de jogadores importantes, o caldeirão que deve se transformar o Estádio Independência, em Belo Horizonte, e a baixa autoestima dos atletas após a eliminação na semifinal do Paulistão, nos pênaltis, para o rival Corinthians. Mas o técnico Ney Franco vê o cenário ideal para uma virada do Tricolor a partir das 22h.

Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, na quarta-feira, no Morumbi, o Galo joga pelo empate para avançar. O São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença ou até por um desde que marque pelo menos três - ou seja, 3 a 2 ou 4 a 3. Se o Tricolor impor 2 a 1 a vaga será decidida nos pênaltis.

O problema é que o Atlético-MG não perde no Independência desde que o estádio foi reaberto, em abril do ano passado. São 26 vitórias e sete empates. Hoje, outra vez, o local estará lotado, já que todos os 20 mil ingressos foram vendidos.

"Tenho passado para os jogadores que em algum momento isso (a invencibilidade) vai cair no Independência. E a equipe que está mais próxima de conseguir esse feito é a nossa. Pelo recente confronto, por duas experiências de ter atuado aqui, pela forma como disputamos os jogos aqui e pela confiança que vi hoje (ontem) no treinamento. Nós temos a equipe mais próxima de derrotar o Atlético-MG", garantiu o treinador, referindo-se ao jogo da primeira fase, vencido pelos mineiros por 2 a 1.

Ney Franco ainda acumula problemas. Aloísio, com dores na coxa direita, foi vetado, enquanto Rogério Ceni e Osvaldo não fizeram o último treino com o time. A única notícia boa é o retorno do atacante Luís Fabiano após cumprir quatro jogos de suspensão, resultado dos xingamentos ao árbitro colombiano Wilmar Roldán depois do empate (1 a 1) com o Arsenal de Sarandí, ainda na primeira fase.

"Osvaldo e Rogério Ceni não vieram (ao treino). Ficaram no hotel em tratamento. O Rogério está garantido, mas ainda existe a dúvida do Osvaldo. A prioridade é ele fazer tratamento intensivo para jogar", explicou Ney Franco, lembrando que o atacante se recupera de forte pancada na região do quadril.

 

Paulistas apostam no faro de gol do artilheiro Luís Fabiano

A classificação do São Paulo às quartas de final da Libertadores passa por Luís Fabiano. Um dos nomes mais expressivos do elenco, ele não marca desde 27 de março, quando estufou a rede do Paulista, pelo Estadual. Depois acumulou lesões e suspensões que parecem ter tirado a confiança do atacante, tanto que ele errou o pênalti na semifinal de domingo, contra o Corinthians.

Percebendo isso e de como o time depende de boa atuação do astro hoje, Ney Franco destacou parte importante da atividade no Estádio Independência para dar confiança ao artilheiro. "Fiz ele lembrar de feitos pelo clube, os lados positivos. Os lados negativos estão à tona, todo o mundo está vendo e ele concorda", comentou o treinador. "Ele tem índice alto de gols com a camisa do São Paulo. Falei a ele que é nossa esperança de gols. Ele vai ter que assumir essa responsabilidade, assim como os demais", completou.

Mesmo distante do time, Luís Fabiano, que ontem não falou com a imprensa, segue como artilheiro do São Paulo na temporada com 12 gols, sendo quatro na Libertadores.

Além de Luís Fabiano, Ney Franco se preocupa com Osvaldo, que, se entrar em campo, será no sacrifício. Assim, o treinador deixou o polivalente Douglas alerta se houver necessidade, descartando usar o recém-contratado Silvinho, Ademílson ou Wallyson, que são jogadores da posição.

"Não adianta chegar aqui e atacar de qualquer jeito. Temos 90 minutos para disputar o jogo. Não precisa ficar aberto de qualquer maneira. Precisamos ir passo a passo", explicou o treinador, que trabalhou muito as bolas cruzadas na área.

 

Réver pede atenção, e Atlético treina pênaltis

Apesar da euforia dos torcedores, o zagueiro Réver exaltou a força do São Paulo antes de entrar em campo hoje, na decisão da vaga nas quartas de final da Libertadores. O jogador não quer saber de já ganhou e pediu atenção aos companheiros para que o Atlético-MG não seja surpreendido em pleno Independência.

"Não vemos essa vantagem (2 a 1 obtida no jogo de ida, no Morumbi) como ponto positivo. Precisamos ter mais atenção porque o São Paulo é uma equipe qualificada. Não saímos com a classificação ainda. Esse jogo é importante para nós", comentou o defensor.

Nem mesmo o excelente retrospecto do Galo no Independência faz o zagueiro mudar de opinião. Desde que foi reaberto, em abril do ano passado, foram 26 vitórias e sete empates no estádio, que é de propriedade do América-MG.

"Nós sabemos que esses números, um dia, vão cair. Espero que não seja nesta quarta-feira (hoje), porque temos que levar esse retrospecto adiante. Mas não podemos achar que só teremos vitórias. Não podemos nos enganar com isso", avaliou Réver.

O defensor ainda não sabe quem será seu companheiro no jogo. Leonardo Silva segue se recuperando de fratura na mão direita e será reavaliado pelo departamento médico um pouco antes do duelo. Caso seja vetado, o preferido para ficar com a vaga é Gilberto Silva, titular no jogo de ida, no Morumbi.

O respeito do Atlético-MG parece sincero. Ontem, após atividade fechada para imprensa e torcedores, o técnico Cuca pediu aos jogadores para treinarem cobranças de pênaltis, alternativa possível no caso de o São Paulo vencer por 2 a 1, repetindo o placar favorável ao Galo no Morumbi.

Ronaldinho Gaúcho, Richarlyson, Alecsandro, Jô, Luan, Gilberto Silva, Réver e Pierre são os melhores batedores do time.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;