Internacional Titulo
UE aprova sanções contra Coréia do Norte decididas pela ONU
Da AFP
20/11/2006 | 14:20
Compartilhar notícia


A UE (União Européia) aprovou nesta segunda-feira as sanções contra a Coréia do Norte, aplicando desta forma uma resolução do Conselho de Segurança da ONU adotada após o teste nuclear norte-coreano.

Como estipulava a resolução 1718 da ONU, a UE proibiu nesta segunda-feira as exportações para a Coréia do Norte de armas e de qualquer material "podendo contribuir para os programas nucleares, de mísseis balísticos e de outras armas de destruição em massa".

Os 25 estados membros da UE também proibiram as exportações de ‘produtos de luxo’ para a Coréia do Norte. Como a lista destes produtos ainda não está definida, a UE deverá adotar outra resolução para especificar esta proibição.

A UE também aprovou os princípios de proibição de vistos e de congelamento das contas de dirigentes que trabalham no programa nuclear norte-coreano. Porém, a lista dessas pessoas ainda não foi definida pela ONU. Portanto, outra resolução dos 25 nesse sentido também será necessária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;