Setecidades Titulo Levantamento
Pesquisa aponta redução do trânsito no Grande ABC

Indicador de congestionamento caiu de 26,6% em 2016 para 20,6% em 2018

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
08/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Pesquisa realizada recentemente pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Uber, indica que houve queda de congestionamentos em toda Região Metropolitana de São Paulo nos últimos anos, inclusive no Grande ABC – o levantamento considera Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema e tem como base dados extraídos na plataforma Uber Movement.

Nas quatro cidades da região, o índice de engarrafamento passou de 26,6% no ano de 2016 para 20,6% em 2018. Na Grande São Paulo, o volume caiu de 39,6% para 31,4% no mesmo período.

Segundo o economista e pesquisador do projeto, Renato Vieira, a parceria com o aplicativo foi necessária para auxiliar nos deslocamentos e coleta de dados. O próximo passo do estudo, observa, será elencar os motivos que causaram essa queda. “Esse projeto foi finalizado com o objetivo de saber mais sobre essa redução no trânsito. Mas, em parceria, já estamos prevendo o próximo passo da pesquisa, que é saber quais motivos ocasionaram essa diminuição”, comenta. À princípio, os especialistas suspeitam que a chegada dos aplicativos de transporte individual e obras de mobilidade tenham refletido na queda.

Na análise preliminar, é possível observar, por exemplo, que sextas-feiras são os dias mais congestionados, com um índice médio de 46,2%. Nos dias de jogo do Brasil, durante a Copa do Mundo de 2018, o índice de engarrafamento ficou 11,3 pontos abaixo do normal e, nos dias de paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018, a lentidão no trânsito na Capital foi reduzida em 9,4 pontos percentuais.

Para criar esse índice final, os pesquisadores verificaram o tempo de viagem de cada área para o destino, em cada hora do dia. Nos três anos de pesquisa, total de 26,3 mil horas de trânsito foram analisadas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;