Nacional Titulo
Briga entre gangues mata dois presos no Carandiru
Do Diário do Grande ABC
25/10/2000 | 00:05
Compartilhar notícia


Dois presos morreram e pelo menos cinco ficaram feridos em duas brigas que aconteceram nesta terça-feira de manha na Casa de Detençao de Sao Paulo, mais conhecida como Carandiru, na Zona Norte da capital. As confusoes ocorreram nos Pavilhoes 8 e 9.

O primeiro crime ocorreu por volta das 10h30, quando os detentos tomavam banho de sol no pátio e membros de facçoes inimigas iniciaram uma discussao. O preso Márcio Camargo de Paula foi esfaqueado e morreu na hora. Sidnei Alves dos Santos teve perfuraçao no tórax e foi levado para o Hospital do Mandaqui. Os outros feridos foram atendidos na enfermaria da Penitenciária do Estado.

Momentos depois, no pavilhao 8, uma briga entre dois detentos causou a morte de Denilson Batista de Souza, que ainda foi socorrido no Hospital do Mandaqui.

As facçoes envolvidas na briga do pavilhao 9 seriam o Primeiro Comando da Capital e a Seita Satânica. As organizaçoes comandam o crime dentro de cadeias paulistas. Uma das atividade delas é achacar outros presos, principalmente bandidos endinheirados, como ladroes de banco e traficantes de droga.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de Sao Paulo só confirmou a segunda morte no fim da tarde. A informaçao havia sido dada por funcionários da enfermaria da Detençao.

Guilhermina Muniz de Souza, que esteve com o filho preso, também disse que foram dois mortos durante o conflito. A filha de Guilhermina, Lisandra Inácio Silva, disse que o irmao havia saído cedo do pavilhao 8 para o 9. "Ele foi lá resolver umas tretas (problemas)", afirmou. Por causa disso, as duas estavam preocupadas e foram para a frente da Detençao, assim que souberam da briga.

Fatos - O diretor de Segurança da Casa de Detençao, Jesus Ross Martins, negou-se a classificar os fatos como brigas entre facçoes porque nao teriam envolvido os líderes dessas organizaçoes.

Na tarde desta terça-feira, a direçao decidiu promover uma operaçao pente-fino no pavilhao 9, onde estao cerca de 850 presos.

O juiz-corregedor dos presídios, Otávio Augusto Machado Filho, esteve na Casa de Detençao para tratar da transferência de presos que estiveram na briga. Ele ficou no local cerca de uma hora.

O pavilhao 9 foi palco de um massacre em outubro de 1992, quando 111 presos foram mortos por PMs que reprimiam uma rebeliao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;