Nacional Titulo
Rio ganha aliados contra tempestades
Por Do Diário do Grande ABC
19/08/2000 | 16:13
Compartilhar notícia


O Sistema Alerta Rio, operado pela Fundaçao Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio), acaba de ganhar dois importantes aliados no combate às chuvas do próximo verao. A partir de agora, a empresa passa a contar com uma estaçao própria de meteorologia e um moderno aparelho para identificar raios, capaz de prever tempestades e, assim, ajudar no combate a enchentes.

Hoje, os dados sobre condiçoes de vento, tempo e temperatura na cidade sao fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que faz as previsoes para todo o estado. O Alerta Rio opera, ainda, com dados da Marinha, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Aeronáutica, com a qual mantém convênio para acesso às informaçoes obtidas por um radar.

"A nova estaçao será utilizada exclusivamente para medir o clima na cidade", afirmou o presidente da Geo-Rio, Moysés Vibranovsky, que também adquiriu mais duas estaçoes pluviométricas para mediçao da intensidade de chuvas. Atualmente, há 30 estaçoes de pluviometria, instaladas nos principais bairros da cidade. As novas ficarao em Laranjeiras e no terraço do prédio da Geo-Rio, na Rua Fonseca teles, em Sao Cristóvao, onde também será instalada a Estaçao Meteorológica.

Todos os equipamentos do Sistema Alerta Rio estao preparado para operar 24 horas. No caso de queda de energia, as estaçoes e os aparelhos da sala de controle passam a funcionar automaticamente por baterias, algumas abastecidas por energia solar, caso das utilizadas nas estaçoes pluviométricas. A Geo-Rio investiu cerca de R$ 3 milhoes na compra dos novos equipamentos.

Com capacidade para rastrear uma área de até 480 quilômetros quadrados, o aparelho para identificar raios também ajudará os técnicos da Geo-Rio a detectar, com horas de antecedência, e acompanhar a aproximaçao de chuvas no município do Rio de Janeiro. Segundo Vibranovsky, o raio é um indício de chuva forte. "Quase sempre ele antecede as tempestades", disse. Hoje, só existe um aparelho semelhante a esse no Rio, operado por Furnas Centrais Elétricas.

Segundo Vibranovsky, o Sistema Alerta Rio foi criado para informar, com a maior antecedência possível, a aproximaçao de chuvas fortes na cidade. "No ano passado, por exemplo, a Geo-Rio conseguiu prever uma tempestade com cinco horas de antecedência", afirmou o presidente da empresa. Em média, os alertas sao emitidos duas horas antes da chegada da chuva.

Segundo Vibranovsky, o medidor de raios é mais um instrumento de cálculo para os plantonistas do Alerta Rio. Hoje, integram o sistema 32 estaçoes de mediçao de chuva, a estaçao meteorológica e o aparelho detector de raios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;