Política Titulo
Candidata do PT é autuada em evento político
Por Do Diário do Grande ABC
19/08/2000 | 15:00
Compartilhar notícia


Com base na Lei 9.504, que prevê que em bens públicos nao pode haver propaganda eleitoral, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) autuaram a candidata do PT à Prefeitura do Rio, Benedita da Silva, por realizar um evento de ``conotaçao política' no Instituto Superior de Educaçao (Iserj).

Acompanhada do presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, a Vice-governadora Benedita da Silva apresentou este sábado, no auditório do instituto, o Programa do 1º Emprego, uma de suas promessas de campanha.

Um oficial de Justiça, que acompanhou os fiscais, fez um relatório, no qual constatou uma atividade de campanha dentro do instituto. De posse desse material, o juiz da propaganda eleitoral do Rio, Jayme Boente, encaminhou pedido de avaliaçao do caso ao Ministério Público Estadual (MP). Benedita pode até ter o registro de sua candidatura cassado se ficar evidenciado abuso de poder ou uso da máquina administrativa, já que a Vice-governadora escolheu uma dependência do estado para lançar seu programa de governo.

``Fomos convidados pelos estudantes', disse Benedita. ``Eu vou onde os outros candidatos têm ido também. Fui à UFRJ e o César Maia também.' Antes do evento, uma sucessao de mal-entendidos fez com que a comitiva petista ficasse cerca de 15 minutos, sob chuva, aguardando uma autorizaçao para entrar no instituto.

Segundo a assessoria da Fundaçao de Apoio às Escolas Técnicas (Faetec), ligada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a direçao do instituto nao queria autorizar a entrada dos petistas pela porta da frente, mas direto pelo auditório, que já estava reservado para o encontro. Mas a versao foi negada pela diretora acadêmica do Iserj, Léa Szrajbman :``Cumprimos exatamente a ordem que veio da Faetec.'

Dentro e fora do instituto, mais confusao. Do lado de fora, houve briga entre estudantes de outras escolas e dois alunos formam hospitalizados por embriaguez. Alunos do movimento estudantil passaram de sala em sala para convocar os alunos do Instituto de Educaçao, que nao estavam autorizados pela direçao a participar do evento. ``As pessoas praticamente invadiram a escola e perturbaram o dia escolar', disse a diretora acadêmica. A Vice-governadora enfrentou ainda o protesto de uma mae de alunos que se opôs à realizaçao do ato.

Benedita voltou a criticar o Governo Fernando Henrique Cardoso, que ``desempregou o Brasil'. A vice-governadora apresentou propostas para a criaçao de mais de 100 mil empregos para jovens entre 16 e 25 anos.

Participaram da solenidade o candidato a vice, Francisco Milani, os deputados federais Jorge Bittar (PT-RJ), Jandira Feghali (PC do B-RJ), e o deputado estadual Chico Alencar (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;