Política Titulo São Caetano
Paulo Pinheiro diz que setor jurídico define futuro do Uber

Proposta está em discussão na Câmara, com possibilidade de regulamentação do serviço

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), afirmou que a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Paço estuda a “legalidade” do transporte individual por meio do aplicativo Uber, que está na mira dos vereadores. O peemedebista defendeu a “livre concorrência”, mas frisou que os motoristas particulares também cumpram normas e sigam exigências como os taxistas.

“Lógico que todo mundo tem direito ao livre comércio e ganhar seu dinheiro honesto, mas de uma maneira oficial. Eu acho que tudo é concorrência, mas você tem de ter isso de forma segura. Não adianta o Uber funcionar na cidade sem nenhuma garantia de que os carros e os motoristas são seguros”, explicou o prefeito, que analisa a possibilidade de seguir os moldes da regulamentação implementada pelo prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT).

O petista não proibiu a circulação dos motoristas do aplicativo, mas impôs série de exigências para o funcionamento do serviço na cidade, como a padronização dos veículos de cor preta e de alto padrão, com uso limitado a cinco anos.

Na Câmara, projeto proibindo o aplicativo foi aprovado em primeiro turno sob pressão dos taxistas, presentes no plenário. A votação definitiva, entretanto, foi adiada depois de a OAB de São Caetano classificar a medida como inconstitucional, por ferir a livre iniciativa e o exercício de qualquer ofício.

A proposta, de autoria do presidente da Casa, Paulo Bottura (PTB), deverá retornar na próxima semana à discussão, mas o petebista já avisou que modificará o texto, substituindo a proibição pela regulamentação. O assunto não é unanimidade na Casa. O Paço espera o desfecho do tema no Legislativo para, então, definir qual decisão tomar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;