Economia Titulo
Índia: banco central corta taxa de juros pela 3ª vez no ano, para 7,25%
Por
02/06/2015 | 03:09
Compartilhar notícia


O Banco da Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira um corte de 0,25% na sua taxa básica de juros, para 7,25%. Este é a terceira vez que o banco central reduz os juros em 2015, e traz a taxa ao seu menor nível desde maio de 2013.

A decisão era esperada por 8 dos 11 analistas consultados pelo Wall Street Journal.

"Com a baixa utilização da capacidade doméstica, indicadores econômicos ainda mistos e investimento e crescimento do crédito deprimidos, decidimos por um corte na taxa de juros hoje", afirmou em comunicado o presidente do RBI, Raghuran Rajan.

A decisão de hoje sublinha o dilema em que se encontra o banco centra indiano, premido por sinais contraditórios sobre a rapidez com que a economia se expande. Na semana passada, dados mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) local cresceu 7,5% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2013, o que coloca a Índia à frente da China como a economia de maior crescimento no mundo.

Por outro lado, a produção industrial cresceu apenas 2,8% no ano fiscal que terminou em 31 de março, enquanto as exportações recuaram pelo quinto mês consecutivo em abril e os lucros empresariais continuam desapontadores. Alguns economistas apontam para a queda do núcleo da inflação e da produção para sugerir que o ciclo de crescimento pode estar perto do fim.

Outro fator que dificulta o trabalho da autoridade monetária é o ressurgimento da inflação. Apesar do índice de preços ao consumidor ter recuado a 4,87% em abril, o RBI espera que ele volte a acelerar na segunda metade do ano, podendo inclusive ultrapassar a meta de 6,0% no início de 2016, influenciado pela alta dos preços do petróleo e uma possível escassez de alimentos provocada por fenômenos meteorológicos. Caso isso aconteça, diminui o espaço do banco central para mais cortes de juros. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;