Esportes Titulo Rio 2016
Keila Costa vira protagonista no salto

Sem Maurren Maggi, atleta de São Caetano é o principal nome do Brasil e já consegue o índice olímpico

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
16/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Com o anúncio da aposentadoria de Maurren Higa Maggi, campeã olímpica em Pequim (2008), sobrou para Keila Costa, da BM&FBovespa/São Caetano, a responsabilidade de ser o principal nome do País no salto em distância. E na primeira tentativa de obter índice para os Jogos do Rio de Janeiro, ela não decepcionou. Ontem, saltou os 6,70 m exigidos no Troféu Brasil, que está sendo realizado na Arena Caixa e assumiu protagonismo na prova.

Aos 32 anos e com participação nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008), Keila se emocionou com o resultado. Ajoelhou-se e agradeceu. Com olhos cheio de lágrimas, explicou a reação. “Estou tendo um 2015 ótimo, sem dores e o resultado do meu treino foi esta marcar. Estou muito feliz mesmo, não dá nem para explicar”, comentou a saltadora.

Keila deixou para trás a companheira de time Tania da Silva, que saltou 6,68 m, ou seja, apenas dois centímeros do índice. Na terceira posição ficou a atleta da casa Jéssica dos Reis, da ASA/São Bernardo, que terminou com 6,42 m e saiu descontente. “Ano passado, havia conseguido 6,66 m, esperava saltar perto disso. Estou indo dia 21 para Portugal passar por uma clínica, melhorar tecnicamente para tentar o índice olímpico”, disse ela. “Competir em casa foi diferente, muito gostoso”, acrescentou.

Apesar de estar satisfeita com o índice olímpico no salto em distância, Keila ainda vai tentar a marca no salto triplo, prova em que demonstra preferência. “Preciso saltar 14,2 m no triplo para garantir vaga também. É uma prova que sei fazer, o salto em distância é uma consequência. Mas, se conseguir, vou tentar competir nas duas”, explicou ela, que faz a final do triplo amanhã, às 9h.

Terminou ontem também o heptatlo, no qual as atletas competem em sete provas, ou seja, a definição da competidora mais completa. Em decisão emocionante na última prova (800 m rasos), Vanessa Chefer Spinola, do Pinheiros, ficou com o título ao somar 5.915 pontos, contra 5.760 de Giovana Aparecida Cavaleti, atleta da ASA/São Bernardo.


Mulheres mais rápidas do Brasil têm outro duelo em São Bernardo


As duas mulheres mais rápidas do Brasil estiveram outra vez separadas por uma raia, ontem, no Troféu Brasil. Assim como nos 100 m, Rosângela Santos, do Pinheiros, levou a melhor sobre Ana Cláudia Lemos, da BM&FBovespa/São Caetano, e ajudou sua equipe a vencer o revezamento 4 x 100 m. Ana Cláudia volta à pista hoje, às 15h, na semifinal dos 200 m.

Já Jeférson Sabino mostrou que é o nome a ser batido no salto triplo ao fazer 16,36 m e desbancar o experiente Jadel Gregório (16,03 m).

Hoje, as competições começam às 9h, com a qualificação do lançamento do disco, uma das principais provas do dia e que conta com Ronald Julião, de São Caetano, favorito ao ouro – a final será às 15h35. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;