Economia Titulo
Gás boliviano ajuda Califórnia a superar crise de energia
Das Agências
27/05/2001 | 19:07
Compartilhar notícia


A estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), em sociedade estratégica com o consórcio espanhol-argentino Repsol-YPF, planeja exportar gás aos EUA a partir de 2005. Uma comissão das duas empresas e do governo boliviano viaja na semana que vem a Washington para apresentar o projeto e suas condições, informou o ministro boliviano de Comércio Exterior, Claudio Mansilla.

Os executivos das duas empresas prevêem um investimento de US$ 5 bilhões para transportar o gás boliviano à região americana da Califórnia, que, assim como o Brasil, enfrenta uma crise energética de grandes proporções.

O governo espera que a Bolívia, localizada no coração geográfico da América do Sul e muito próxima aos portos chilenos de Arica e Antofagasta, e do porto peruano Ilo, se incorpore aos planos de emergência energética declarados pelos EUA. A Bolívia possui a terceira maior reserva de gás natural do continente, atrás da Venezuela e da Argentina.

A Repsol-YPF controla 10% das reservas comprovadas e prováveis de gás boliviano, avaliadas em 47 trilhões de pés cúbicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;