Economia Titulo Trabalho
Construção fechou 1.391 vagas em 2014
Pedro Souza
04/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As construtoras reduziram o seu quadro de funcionários no Grande ABC em 3,14% em 2014. Isso significou o fechamento de 1.391 postos de trabalho na comparação com o ano anterior, segundo levantamento do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo) do Grande ABC , “Nosso setor sofreu muito com a crise econômica. Principalmente a indústria, já que a região é muito forte”, avaliou a diretora regional adjunta do escritório regional do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli.

O ano passado foi o segundo consecutivo em que o emprego na construção civil, segundo o SindusCon-SP, apresentou queda na comparação anual. Em 2013, houve recuou de 2,05%, com o corte de 987 trabalhadores.

A expectativa da diretora é de que o emprego no setor tenha leve alta, caso a economia apresente sinais de melhora. “Se o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro crescer cerca de 1%, nós vamos seguir neste patamar também”, estimou, em relação às vagas do segmento no Grande ABC.

Sua previsão, que projeta leve melhora do mercado imobiliário de 2015, também leva em conta a perspectiva de aceleração na economia nacional e, consequentemente, do emprego em geral, o que estimularia as vendas imobiliárias.

Mas se depender das expetativas do mercado financeiro apresentadas no boletim Focus do BC (Banco Central), o cenário será pior. O documento, publicado na segunda-feira, mostra que os analistas e economistas esperam alta de 0,03% para a atividade econômica neste ano.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;