Cultura & Lazer Titulo
‘Ensina-me a Viver’ beira o indispensável
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
01/11/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


Em mãos experientes, a mistura entre humor e delicadeza poética pode resultar em algo indispensável não só aos mais sensíveis, mas aos que ainda conservam parte de um sentimentalismo comum ao ser humano – mesmo aos mais ocupados.

A difícil tarefa de unir boas gargalhadas a suspiros emocionados foi cumprida com mestria pelo diretor João Falcão em Ensina-me a Viver, espetáculo estrelado por Glória Menezes e Arlindo Lopes, em cartaz desde o último sábado no Teatro Faap (tel.: 3662-7233), em São Paulo.

Falcão encontrou criativas saídas para transportar o elenco pelo grande número de cenários utilizados no longa-metragem homônimo de Collin Higgins, lançado em 1971. São utilizadas cortinas transparentes, estátuas vivas e projeções de vídeo.

Dona de uma vitalidade impressionante aos 73 anos, Glória interpreta a octogenária Maude, uma mulher amoral e cheia de vida que envolve-se com um rapaz 60 anos mais novo. O figurino colorido e os cabelos brancos e enrolados a deixaram com aparência daquelas alegres vovós, que parecem ser eternas tamanha disposição com que encaram a rotina.

Idealizador e protagonista da peça, Arlindo Lopes também assina a co-produção. O jovem ator, como Harold, consegue preencher o palco com simpatia nata e garantir espaço ao personagem revoltado e autor de pérolas do humor negro.

Aplausos também ao elenco secundário e destaque para Augusto Madeira. Interpretando seis personagens – muitos deles em cena ao mesmo tempo –, Madeira modifica vozes e trejeitos com habilidade respeitável.

A viagem pela paixão de Harold e Maude só não é completa por conta da platéia. Recentemente reformado, o Teatro Faap ganhou mais 100 lugares, o que resultou em desconforto por conta das poltronas apertadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;