Política Titulo
Quércia discute aliança com PT em São Bernardo
Por Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
07/12/2003 | 19:03
Compartilhar notícia


O PT e o PMDB devem formalizar nesta segunda-feira uma aliança em torno da candidatura do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, para a campanha a prefeito de São Bernardo em 2004, que já conta com o apoio do PTB. Membros do diretório municipal e estadual das duas legendas se reúnem às 16h, na Câmara de São Bernardo, para assinar uma carta de intenções que prevê, entre outras coisas, a formação conjunta do plano de governo e de um conselho político.

Entre as principais lideranças partidárias esperadas no encontro estão listados o presidente da executiva estadual do PMDB, Orestes Quércia, o presidente da executiva estadual do PT, Paulo Frateschi, os presidentes dos diretórios municipais dos dois partidos, Tunico Vieira (PMDB), e Zé Albino (PT), além do deputado federal Vicentinho.

Tunico Vieira disse que é vontade dos dois partidos caminharem juntos para as eleições do ano que vem e o encontro é resultado de diversas reuniões entre as duas legendas. O petista ressalta que a aliança definitiva, porém, é um processo mais longo de discussão com todos os membros do PMDB. “Vamos dar mais um passo na construção de uma aliança que, caso venha a ser feita, vai ser firmada mesmo somente na época das convenções, no período de 10 a 30 de junho de 2004.”

Já o presidente do PT, Zé Albino, disse que a aliança será formada nesta segunda. “Sim, é uma aliança. A carta prevê que PT e PMDB trabalhem desde agora no programa de governo e na formação de um conselho político que depois deverá incorporar outros partidos. É uma carta programática.”

Albino explicou que o peso do PMDB num futuro governo Vicentinho deverá ser grande. “O PMDB, historicamente, sempre foi representativo e hoje significa para nós (PT) uma parte importante para ganhar a Prefeitura. É um partido que está na base de apoio do governo Lula e deverá assumir alguns ministérios. Queremos ouvir o PMDB no programa de governo e também queremos participação das entidades ligadas a ele.”

Albino acha que a união em São Bernardo é a primeira de muitas dobradinhas entre os dois partidos no restante do Estado. “Em São Paulo (capital), o PMDB deverá caminhar com o PT, e no Grande ABC a união PT e PMDB começa por São Bernardo, mas acreditamos que isso possa se estender, começando por São Caetano”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;