Setecidades Titulo Causa animal
São Caetano e USCS planejam hospital veterinário para 2020

Protocolo de intenções entre as partes será assinado amanhã durante lançamento do programa de saúde e bem-estar animal da Prefeitura

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
09/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Pixabay


Fruto de parceria entre a Prefeitura de São Caetano e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), hospital veterinário universitário deve começar a ser construído no início de 2020 com previsão de conclusão até o fim do segundo semestre do mesmo ano. O protocolo de intenções entre as partes será assinado amanhã, durante inauguração do programa municipal de saúde e bem-estar animal.

O equipamento está em fase de projeção, portanto, ainda não há investimento estimado. O prédio será construído no mesmo endereço onde atualmente funciona o Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde), no bairro Mauá, englobando o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Moradores da cidade poderão usufruir de consultas e procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidades gratuitamente.

“Nós já tínhamos ideia de criar uma unidade clínica veterinária e nosso deputado (estadual) Thiago Auricchio (PL) já tinha proposta de hospitais veterinários. Surgiu esta oportunidade com a idealização do curso de medicina veterinária pela universidade, se tornando uma necessidade premente”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). 

Segundo Marcos Sidnei Bassi, reitor da USCS, o próximo passo é a gestão do curso de veterinária, cuja primeira turma será formada em 2020, e de representantes da Prefeitura para desenvolver o projeto. “Este termo segue a linha que estabelecemos na área da saúde, onde a universidade entra com reformas e professores para usar o espaço como campo de estágio, além de poder atender à população carente que tem animal de estimação mas não tem condições de dar o tratamento adequado”, explica.

CAUSA ANIMAL

O programa municipal de saúde e bem-estar animal nasceu a partir de união de grupo técnico do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) e da Secretaria da Saúde. “Com essa assessoria, temos a definição de políticas públicas voltadas à questão animal, com equilíbrio, técnica, disponibilidade de recursos e estrutura bem montada, que não depende de ações da vigilância sanitária ou do controle de zoonoses, ficando mais independente”, assinala Auricchio. 

Entre as novidades para os pets da cidade, está o Saúde Animal em Movimento, trailer que prestará serviços variados, como castração, e será entregue amanhã. Segundo veículo com a mesma destinação está em processo licitatório, mas deve estar nas ruas a curto prazo, garante o prefeito. 

Projeto de lei de transporte de animais nos ônibus municipais será enviado à Câmara. O texto prevê que animais domésticos de pequeno porte possam ser transportados nos coletivos. Se aprovado, donos não poderão carregar os bichinhos nos dias úteis em horários de pico. “Quando temos uma política direcionada é apenas questão de ir estruturando passo a passo para avançarmos”, observa Auricchio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;