Política Titulo São Caetano
CPI do Natal Iluminado aprova cessão de documentos do convênio

Na 1ª reunião, grupo define funções, calendários e quer ver dados

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
30/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O primeiro dia da CPI do Natal Iluminado na Câmara de São Caetano foi marcado pela confirmação das funções dos três integrantes do bloco e pelo pedido formal aos documentos do convênio entre o governo do ex-prefeito Paulo Pinheiro (ex-MDB, atual DEM) e a Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano).

A deliberação foi para que Tite Campanella (Cidadania), Olyntho Voltarelli (PSDB) e Jander Lira (PP) tenham acesso integral aos dados passados pela administração de José Auricchio Júnior (PSDB) à mesa diretora do Legislativo na resposta de requerimento apresentado antes da abertura oficial da CPI. Na lista estão contrato, lista de despesa e receita e até os termos da terceirização da organização do evento natalino de três anos atrás.

A primeira reunião também contou com eleição interna para os cargos na CPI. Tite foi eleito presidente por unanimidade. Olyntho e Jander disputaram a relatoria. O tucano venceu e ficará responsável por produzir o relatório final dos trabalhos. Jander, da bancada de oposição, será integrante.

Outra deliberação foi a instituição de calendário de atuação. Os encontros da CPI acontecerão todas as terças-feiras, às 10h. Tite está liberado para convocar sessões extraordinárias caso haja necessidade. A expectativa é a de que na terça-feira a documentação solicitada seja disponibilizada aos vereadores.

A CPI investiga suspeita de desvio de dinheiro público no convênio do Natal Iluminado de 2016. O contrato envolveu R$ 1,2 milhão, sendo R$ 1 milhão de repasse da Prefeitura. Apuração feita por comissão da Secretaria da Fazenda indicou suspeita de fraudes na prestação de contas e rejeitou o balancete. TCE (Tribunal de Contas do Estado) também analisa o caso.

Ao Diário, Jander evitou emitir opinião sobre o episódio. “Como oposição, queremos investigar de fato, independentemente de qualquer situação, se houve erro ou não. É cumprir papel da Câmara de investigar qualquer ato do governo. Mas não posso falar muita coisa ainda, não vou expressar juízo de valor.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;