Cultura & Lazer Titulo
'Esporte Espetacular' completa 30 anos
Rodrigo Teixeira
Da TV Press
07/12/2003 | 17:24
Compartilhar notícia


Os fãs do Esporte Espetacular começam pela própria equipe do programa. O esportivo dominical que comemora nesta segunda-feira 30 anos conta com uma produção de apaixonados, que não escondem a satisfação em participar de um dos programas mais antigos da Globo. Mesmo que para isso tenham de trabalhar também no sábado à noite e no domingo pela manhã para colocar o Esporte Espetacular no ar, entre às 9h30 e 12h do domingo. O clima entre os apresentadores Tino Marcos e Glenda Kozlowski, o narrador Maurício Torres, o diretor Ricardo Pereira e os demais editores do programa é de total confraternização. “Somos fãs do EE. Por isso, o programa tem este ambiente positivo tanto na telinha quanto nos bastidores”, afirma Tino.

A apresentadora Glenda Kozlowki, por exemplo, tem uma relação quase passional com o Esporte Espetacular. Tanto que só aceitou apresentar o Globo Esporte em São Paulo se a emissora prometesse que não a tiraria do EE. A tetracampeã mundial de bodyboard lembra que apareceu no programa com 13 anos e desde esta época já era uma espectadora assídua. Hoje com 29 anos e desde 2001 como apresentadora oficial do EE, Glenda adora a dobradinha com Tino Marcos. Os dois, aliás, não páram de rir nos intervalos e sempre entram no ar com largos sorrisos. Nem mesmo o fato de o programa contar com eventos ao vivo e ter de ser editado conforme o desenrolar das competições, alterando o planejamento da equipe, a faz perder a tranquilidade. “Várias vezes já apareci chorando ou às gargalhadas por causa das matérias. O pessoal já está até acostumado”, afirma a apresentadora.

Se Glenda e Tino formam uma dupla das mais animadas do EE, Maurício Torres precisa manter a concentração. Ao contrário dos colegas, o narrador chega na redação antes das 8h para ficar por dentro dos detalhes dos eventos e das modalidades. Quando a narração não é realizada no local das competições, conhecida por off-tube, Maurício fica em um estúdio separado, com monitores que mostram as imagens do evento e do programa. “É complicado porque tenho que narrar como se estivesse no local, mas não posso mentir que estou lá. Por isso, é importante conhecer as modalidades”, afirma o apresentador, que já era ligado no EE desde a pré-adolescência. “O programa era um dos únicos a mostrar imagens de eventos internacionais e modalidades pouco populares entre os brasileiros”, justifica. Outra unanimidade entre a equipe é a paixão pela abertura musical do Esporte Espetacular. Na sala de edição, por exemplo, é comum ouvir alguém cantarolando a instrumental Hyde Park. A música do inglês Alan Hawk Shaw, interpretada pela Carnaby Street Pop Orchestra, serve de abertura desde a primeira edição do programa, em 1973. No início, o Esporte Espetacular exibia matérias e competições importadas e surgiu como uma imitação do Wide World of Sports, produção da americana ABC. “O programa passou por muitas mudanças até ganhar um estilo próprio. Particularmente acompanhei todas as fases e lembro muito bem do Léo Batista apresentando o EE”, recorda Tino Marcos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;