Internacional Titulo
Espanhóis nao acreditam nas pesquisas eleitorais
Do Diário do Grande ABC
10/03/2000 | 11:13
Compartilhar notícia


Na Espanha, a descrença nas pesquisas eleitorais é generalizada sobre as preferências populares nas legislativas de domingo, principalmente depois do fracasso das previsoes anteriores, sobre as eleiçoes gerais de 1993 e 1996.

Em 1993, os socialistas de Felipe González - que estavam no governo - ``venceram' as pesquisas que apontavam uma vitória do Partido Popular (PP) de direita, que há quatro anos conseguiu finalmente se instalar no governo, sem conseguir a proclamada maioria absoluta.

Depois do fiasco, ninguém confia nas pesquisas pré-eleitorais, que coincidem em dar uma cômoda vitória de três a cinco pontos ao Partido Popular, devido a uma percepçao favorável da situaçao político-econômica do país.

``Nao sou dos que acreditam nas pesquisas. Com todo o respeito aos sociólogos, nao levo uma grande fé nelas', disse o vice-presidente e ministro da Economia, Rodrigo Rato, ao se referir à pesquisa da CIS, lembrando do vexame das pesquisas de 1993 e 1996.

Os socialistas também evitam a insegurança dos prognósticos. ``As pesquisas sempre prejudicam os socialistas', tem dito reiteradamente o candidato do PSOE à presidência do governo, Joaquín Almunia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;