Cultura & Lazer Titulo Cinema
Entre a realidade e a ficção
Adriana Feder
Especial para o Diário
16/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante o mês de março, o Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200) exibe gratuitamente, às 20h, filmes que misturam realidade e ficção.

O ciclo de projeções faz parte do projeto "É Tudo Ficção e Realidade". Os filmes podem ser parcialmente baseados em fatos reais, mas sempre com algum conteúdo imaginário.

A estréia hoje terá o francês "A Culpa é do Fidel!". No longa, Anna de la Mesa, de nove anos, tem uma vida regrada, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. Mas em 1970, a prisão e morte do seu tio comunista espanhol balança a família. Ao voltar do Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais da menina viram ativistas políticos e Anna tem de se adaptar à nova realidade familiar.

Amanhã, o nacional "Árido Movie" narra a trajetória de Jonas, desgarrado da família desde pequeno. O inesperado assassinato do pai obriga-o a fazer uma jornada de retorno às suas origens. Ele desconhece o verdadeiro motivo de sua volta, solicitada pela avó, que o escolhe para vingar a morte do pai e lavar a honra da família.

Dia 23, é a vez do filme "Balzac e a Costureirinha Chinesa". No auge da revolução chinesa, dois universitários de Pequim são enviados para as montanhas para a reeducação cultural. Num país onde a leitura era proibida, eles vão desafiar as duras regras, escondendo livros ocidentais de grandes autores como Balzac.

Dia 30, "Sob o Céu do Líbano" conta a história de Lamia, uma garota que mora em um vilarejo dividido por duas nações inimigas, a libanesa e a israelita. As mulheres conversam com parentes que estão do outro lado da cerca por meio de megafones. Assim a mãe de Lamia decide o futuro dela: casar com um primo que nunca viu. Mas o coração da jovem pertence a um soldado israelense.

"Cidade Baixa", que inclui no elenco Lázaro Ramos e Wagner Moura, encerra o ciclo no dia 31. Deco e Naldinho são amigos desde pequenos e ganham a vida fazendo fretes a bordo de um barco na Bahia. Quando conhecem a stripper Karinna, começa a se formar um tenso triângulo amoroso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;