Cultura & Lazer Titulo Sesi
Cinema brasileiro em Sto.André
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
03/11/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


O Sesi dá início a mais um ciclo dedicado à sétima arte. Desta vez, o foco é sobre a produção cinematográfica nacional, tendo como selecionados os longas que participaram do V Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista. Na região, as sessões da mostra Sesi Cinema 2009 serão realizadas na unidade Santo André do Sesi, na próxima sexta-feira, a partir das 15h. A entrada é franca para todas as exibições.

A programação de Santo André traz três dos 13 longas premiados. A seleção que veio para cá inclui um longa infantil, a animação Garoto Cósmico (2007). Os outros títulos são Falsa Loura e Última Parada 174.

O infantil, estreia na direção do ilustrador Alê Abreu, abre a programação, às 15h. Cósmico, o menino que batiza o longa, vive num futuro longínquo em que as relações são programadas e todos obedecem a inúmeras regras. Estimulado por uma atividade proposta na escola, Cósmico convoca os amigos Maninho e Luna para ajudá-lo. O trio acaba caindo dentro de um circo abandonado, que faz com que eles experimentem diversão genuína pela primeira vez.

Falsa Loura (2007), de Carlos Reichenbach, é uma espécie de filme-irmão de Garotas do ABC, do mesmo diretor, de 2003. Em ambos os filmes as mulheres sintetizam a realidade da classe operária. No filme mais recente, a protagonista é Silmara (Rosane Mulholland), uma operária batalhadora e responsável por administrar as necessidades do pai, acusado de um crime, e das colegas de fábrica. A sessão é às 17h e a classificação indicativa é de 16 anos.

Os únicos momentos de ‘refresco' para a personagem são as baladas, nas quais costuma reinar absoluta. Num lance de sorte, Silmara consegue atrair a atenção de um ídolo seu (Cauá Reymond).

Fechando a programação, está o drama Última Parada 174 (2008), de Bruno Barreto, às 19h30. O filme se baseia na vida de Sandro do Nascimento, que testemunhou o assassinato da mãe e sobreviveu a uma chacina. Adulto, protagonizou em rede nacional o sequestro de um coletivo no Rio. A desastrada operação policial resultou nas mortes do sequestrador e de uma refém.

SESI Cinema 2009 - Participantes do V Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista - Sesi Santo André - Av. Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-1333. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;