Cultura & Lazer Titulo Literatura
Enquanto isso na terra de Fidel
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
03/11/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Yoani Sánchez, 34 anos, leva uma vida simples com o marido e o filho adolescente em Havana. Apesar de não ter acesso irrestrito à internet - apenas 2% dos cubanos conseguem se conectar de alguma maneira - a filóloga de aparência frágil é hoje uma blogueira top. Generación Y (ou Geração Y), seu diário na web, contém relatos contundentes sobre o cotidiano na Ilha de Fidel e é acompanhado por milhares de pessoas - a maioria fora dos limites de seu país, é claro. Alguns destes posts foram reunidos no livro De Cuba, com Carinho (Editora Contexto, 208 páginas, R$ 29,90), já disponível em versão em português no País.

Na apresentação escrita especialmente para a edição brasileira, Yoani se descreve como "uma mescla rara de hacker e linguista". Ao lado do marido jornalista e de outros amigos, montou o portal Desde Cuba, onde seu blog está abrigado. Os textos são escritos em um antigo notebook comprado de um balseiro. A pele clara de Yoani de certa forma facilita a delicada operação de alimentar o blog. "Foi a partir de hotéis onde eu não podia entrar legalmente que coloquei meus primeiros textos na rede", revela em A Anatomia de uma ‘Y'. Fingindo-se turista, a escritora gravava os textos em um pendrive e pagava caríssimo por alguns minutos de acesso em cyber cafés.

As críticas ao regime não arrefereceram mesmo depois que Yoani passou a ser percebida - dentro e fora da Ilha. "Eu poderia passar o dia assustada, me escondendo desses homens instalados lá embaixo. Encheria folhas com os custos pessoais que este blog me trouxe e com os testemunhos dos que têm sido ‘advertidos' de que sou uma pessoa perigosa", escreveu em Vítima não, Responsável.

Ganhadora do prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo no ano passado, a blogueira teria sido proibida de deixar o país para ser homenageada na Espanha. Também em 2008, ela foi escolhida pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes no mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;