Economia Titulo Crescimento
Microempresas do Grande ABC ampliam faturamento

Pesquisa aponta que empreendedores da região venderam 6% mais no faturamento real de agosto

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A crise está ficando para trás para as microempresas do Grande ABC, de acordo com dados da Pesquisa de Conjuntura do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo). O levantamento aponta que, na região, as companhias de pequeno porte tiveram, em média, crescimento de 6,4% no faturamento real (descontada a inflação) em agosto frente a igual período do ano passado.

Segundo o economista do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, a recuperação nas vendas de veículos - os licenciamentos cresceram 4,2% de janeiro a setembro frente a igual período de 2008 - propiciou aumento de encomendas das montadoras para fornecedores de peças e serviços, acelerando a economia local nos últimos meses.

Isso ocorre devido à presença de seis montadoras (General Motors, Ford, Volks, Scania, Mercedes-Benz e Toyota) e de mais de 600 fabricantes de autopeças, além de empresas de outros segmentos (por exemplo, de logística, transportes, tintas automotivas etc), que atendem a essa cadeia produtiva.

Na comparação com o mesmo mês de 2008, os pequenos empreendedores dos sete municípios se saíram melhor do que a média estadual, em que houve queda de 1,3% no faturamento. Gonçalves assinalou que, apesar da retração, há tendência de melhora: foi o menor índice negativo do ano.

"Em outras regiões de São Paulo, a reação começou mais cedo, puxada pelo comércio, em função da melhora da economia", citou Gonçalves. No acumulado dos primeiros oito meses do ano, as vendas das micro e pequenas - tanto no Grande ABC quanto no Estado - ainda são menores que no mesmo período do ano passado (respectivamente 7,8% e 8,8% menores).

DEMANDA - Com o reaquecimento das encomendas - nos últimos três meses, suas vendas cresceram 30% frente a igual período do ano passado -, a Sulamericana, de São Bernardo, iniciou processo de ampliação da linha de produção. "Compramos duas novas injetoras e uma linha de prensas", afirmou a diretora Vânia Regina Costa.

A empresa, que produz tampões e vedação para o setor automotivo, ampliou em 20% o quadro de funcionários desde março. Hoje conta com 37 empregados.

Outra pequena indústria, a IBA (Indústria Brasileira de Aerossóis), de Diadema, também observa vendas crescentes. Dedicada ao envasamento de itens como desodorantes e espumas de barbear, por exemplo, a receita da companhia cresceu 6% em agosto frente ao mesmo mês de 2008 e já registra, no segundo semestre, melhor desempenho que em igual período do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;