Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Fotógrafo dá dicas a amadores
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
20/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Profissional do mercado publicitário há quase 20 anos, o fotógrafo Ailton Tenório, de São Caetano, está acostumado a receber demandas específicas de trabalho. "Qualquer foto diferente que faço, guardo para mim", afirma. E foi uma dessas imagens, capturada há quatro anos, que o classificou para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista 2009/2010, projeto da Secretaria Estadual de Cultura. Ana Maria Freitas, de Santana do Parnaíba, também foi escolhida.

"Eu estava numa usina de cana-de-açúcar, em Ribeirão Preto, fotografando guindastes. Foi quando vi a cena do operário literalmente escalando sacos de açúcar que pesam mais de 500 kg. Era impressionante, por conta da altura, que devia chegar a uns 12 metros", calcula Tenório. O retrato mostra um cenário monocromático, já que as embalagens e a roupa do escalador eram brancos, em contraponto com a corda vermelha. A foto, batizada Alpinista Profissional, foi escolhida entre outras 15 obras da categoria e integra uma exposição que correrá o Estado. Em novembro, serão divulgados os selecionados para a Mostra Estadual, que será realizada a partir de março.

Ailton Tenório é também professor de fotografia. Dos grupos das aulas que ministrou em São Bernardo e São Caetano surgiu no ano passado o Fotoclube ABCClick, que conta hoje com aproximadamente 40 sócios ativos e é direcionado a amadores.

Hoje, ele ministra palestra com dicas para aposentar o modo automático das câmeras e tirar o máximo proveito do modo digital. A atividade integra a 1ª Semana de Fotografia, no auditório da Estação Jovem (Piso superior Módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic - Rua Serafim Constantino, Centro. Tel.: 4226-5720), em São Caetano - evento promovido pelo ABCClick. Amanhã, a palestra será com o advogado especialista em direitos autorais Paulo Visani Rossi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;