Cultura & Lazer Titulo Literatura
Ideias que mudaram o mundo
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
17/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Historiador, inglês, professor de História na Universidade de Londres e filho de espanhol, Felipe Fernández- Armesto é conhecido no Brasil principalmente por conta do seu livro Comida - Uma História, no qual ele conduz o leitor a entender a história da humanidade pelo modo como os homens se esforçavam para se alimentar.

Chega agora às prateleiras seu novo trabalho Idéias que Mudaram o Mundo (Ed. Arx, 400 págs., R$ 59,90). O livro tem qualidade gráfica garantida pelo selo da renomada editora Dorling Kindersley. Ou seja, é belíssimamente ilustrado e diagramado. Vale o precinho salgado.

A cada duas páginas o autor explica questões complexas. Suas conexões inteligentes informam rapidamente as principais noções históricas, filosóficas e científicas que nos trouxeram até o mundo como o conhecemos hoje. Do canibalismo ao zen, do tempo ao inconsciente, da lógica à teoria do caos.

São centenas de fotos e ilustrações coloridas.

Pena que as dicas de leitura oferecidas a cada ideia não foram adaptadas ao nosso mercado literário. Há muitos clássicos, é verdade, mas a maioria dos livros indicados não pode ser encontrada em português.

Ao lado usamos a foto escolhida pelo autor para explicar a ideia de seres éticos, ou quando começamos a acreditar que a natureza humana é moral.

Citando de Confúcio ao livro do Gênesis, o historiador Fernández-Armesto acaba por concluir que sobrou para a "política a tarefa de praticar um ato de equilíbrio entre a liberdade e a força, coisa que nenhum sistema finalizou adequadamente".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;